tracking

Como trocar os pneus da moto?

Para trocares os pneus da moto é necessário teres alguns cuidados e os materiais certos. Portanto, no caso de mudares o pneu da forma errada, além de danificares o pneu ou a moto, ficas com um grande risco de sofrer acidentes. Ora, se queres trocar o pneu e poupar algum dinheiro, aconselhamos-te a efetuares a montagem na tua oficina ou garagem, caso tenhas o material adequado. Vamos então, explicar a seguir  como trocares o pneu da moto, de modo a ficarem impecáveis. 

 A fim de assegurares uma maior vida útil dos pneus, verifica a calibragem semanalmente. Vamos então dar-te as melhores dicas para a troca dos pneus. 

Material Necessário

Passo 1: ESVAZIA O AR E DESMONTA O PNEU

Em primeiro lugar e antes de mudares o pneu da moto, esvazia todo o ar que contiver no pneu. Para isso, desmonta a válvula com a ajuda da chave para desmontar a haste. De seguida, coloca o pneu no descolador para separar o pneu da jante. Caso não tenhas um descolador, utiliza os desmonta-pneus para realizar esta operação. Ouvirás um estalo assim que o pneu se soltar. No entanto, tem atenção para não danificares a câmara de ar. Aplica o lubrificante multiusos WD-40® nas duas bordas do pneu, a fim de facilitares a desmontagem. Para extraíres o pneu da jante, usa os desmonta-pneus. Levanta o pneu com a ajuda do desmonta-pneus. Repete o processo até o primeiro lado do pneu sair. Posteriormente, no lado oposto do pneu, realiza a mesma operação, mas passando os desmonta-pneus pelo interior da jante.

Primeiro passo para desmontar um pneu. Homem a esvaziar o ar do pneu e a desmonta-lo com WD-40

Passo 2: MONTA O NOVO PNEU

Agora que o pneu foi retirado, vamos montar o novo pneu. Para isso, é necessário que lubrifiques novamente, com o spray WD-40®, a jante e o interior do pneu que vais montar, de modo a facilitar a montagem. Introduz um lado do pneu na jante, forçando ligeiramente. Logo após, com a ajuda de um desmonta-pneus, insere o restante. Com o intuito de montares o segundo lado do pneu, usa vários desmonta-pneus, pressionando o pneu com o joelho ou com a ajuda de outra pessoa.

Montagem de novo pneu de moto com WD-40

Passo 3: ENCHE O PNEU

Assim que o pneu entre na j ante, monta a válvula com a chave para desmontar a haste. Por fim, enche o pneu até ouvires 2 cliques, o que significará que o pneu está bem colocado e seguro. Se necessário, efetua uma calibragem com o calibrador, com o propósito de perceberes se a pressão do pneu está correta.

Enchimento e verificação de pressão do pneu

CONCLUSÃO

Os pneus da moto têm de ser trocados sempre que forem visíveis defeitos, como desgastes, furos, cortes ou bolhas. Uma vez que as motos têm apenas duas rodas, estas têm de estar sempre em bom estado, de modo a garantir a segurança do motociclista.

Se ficaste interessado em comprar os produtos WD-40, sabe onde comprar.

AVISO

Os usos descritos para o WD-40 Produto Multiuso foram compartilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. Estes usos não foram aprovados pela WD-40 Company e não são uma recomendação de uso por parte da WD-40 Company. O senso comum deve sempre ser aplicado ao se utilizar os produtos da WD-40. Segue sempre as instruções e toma nota das advertências descritas na embalagem do produto.

 

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2021 WD-40 Company