tracking

Como tirar um parafuso moído ou enferrujado?

Já tiveste dificuldade a tirar uma porca ou um parafuso preso? É normal que com o tempo a ferrugem se espalhe pela superfície de metal de um parafuso ou porca. Isto ocorre devido à humidade. Os parafusos mais antigos também se tornam moídos e com a cabeça gasta. Assim, quando os queremos retirar, temos bastante dificuldade. Mas não te preocupes! Vamos ajudar-te a tirar parafusos enferrujados e presos, assim como a tirar parafusos com a cabeça gasta!

 

Antes de tudo, queremos partilhar uma dica bastante importante: não tentes tirar o parafuso moído ou enferrujado com força. Ao forçar o parafuso a sair, este poderá partir e todo o trabalho será em vão. Caso o parafuso não se solte ao girar cuidadosamente com uma chave de fendas, não o forces. Segue as nossas dicas de como tirar um parafuso com a cabeça gasta ou com ferrugem.

Material Necessário

Passo 1: Tirar o parafuso enferrujado

Aplica o spray Penetrante da WD-40 no parafuso e deixa atuar durante cerca de 3 minutos. Este produto foi especialmente concebido para libertar e soltar peças e mecanismos, até mesmo os fortemente corroídos ou presos por acumulação de ferrugem. Depois de esperares 3 minutos, utiliza a chave de fendas para girar o parafuso para ele sair.

tirar parafuso enferrujado

Passo 2: Tirar o parafuso moído ou com a cabeça gasta

Se o parafuso estiver preso a um metal, aplica o lubrificante multiusos WD-40 e deixa atuar durante 15 minutos. Em seguida, aumenta a aderência do parafuso, colocando um elástico de borracha ou um balão vazio em cima da cabeça do parafuso. Com a chave de fendas em cima do elástico ou do balão, gira cuidadosamente o parafuso. Caso não tenhas sido capaz de tirar o parafuso moído com o método do ponto anterior, dá um corte mais ou menos profundo na cabeça do parafuso. Utiliza, para tal, uma faca de serra ou um serrote. Assim, será mais fácil introduzir a chave de fendas e tirar o parafuso com a cabeça gasta.

tirar parafuso

Passo 3: Prevenir a ferrugem nos parafusos

Para prevenir que os teus parafusos enferrujem, aplica o spray multiusos WD-40 ocasionalmente, uma vez que este spray protege o metal da oxidação e corrosão.

prevenir ferrugem

CONCLUSÃO

Saber retirar os parafusos gastos, evita potenciais lesões durante o processo. E saber como evitar que eles enferrujem é um bom truque para não teres dificuldades no futuro.

Se ficaste interessado em comprar os produtos WD-40, sabeonde comprar.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2020 WD-40 Company