tracking

Como polir os cromados dos carros antigos?

Antes de tudo, é importante entender que até à década de 1960, carros antigos tinham diferentes partes da carroçaria enriquecidas e terminadas com cromados. Para-choques, suportes retrovisores, mas também as partes finais dos silenciadores, algumas alças, jantes e várias outras peças estéticas e decorativas eram tipicamente cromadas. Mesmo que feito de forma absolutamente perfeita, o revestimento cromado tende a oxidar e a perder o brilho. Assim, nos casos mais graves, podem surgir pequenas zonas de oxidação na superfície. O sal no ar em ambientes à beira-mar causa este dano rapidamente, por exemplo. É necessário, portanto, uma manutenção cuidada das peças cromadas, o que, em situações normais, requer a limpeza e o polimento do revestimento cromado. Contudo, em situações mais avançadas, com cromados significativamente oxidados, a aplicação galvânica do novo revestimento cromado deve ser realizada num centro especializado.

Material Necessário

Passo 1: LAVAR

A peça cromada a ser polida deve, primeiro, ser lavada cuidadosamente para remover qualquer sujidade da superfície que possa interferir com as etapas seguintes. Lava as áreas com o WD-40 Limpeza Total: primeiro molha as superfícies cromadas com água e depois pulveriza o produto, permitindo que ele atue por, pelo menos, 3 a 5 minutos. Este produto de limpeza foi especialmente desenvolvido para remover rapidamente a sujidade e vários tipos de depósitos da estrada. Passa-o sobre a parte cromada usando a esponja e a luva de lã. Nunca esfregues com força ou com materiais abrasivos para evitar arranhar a superfície cromada. De seguida, enxagua a peça com água corrente.

lavar cromados

Passo 2: APLICAR CERA E POLIMENTO

Usa o WD-40 Specialist Motorbike Cera e Polimento para polir o revestimento cromado. O produto foi desenvolvido para conferir brilho aos carros e motos, incluindo peças cromadas. A sua composição química contém cera de carnaúba, uma das ceras naturais mais puras e resistentes, com a adição de cera de abelha. Juntos, estes componentes fornecem um acabamento extremamente brilhante sem deixar marcas. O produto também possui uma ação protetora e é repelente à água, facilitando o deslizamento de gotas de água durante períodos de chuva e parando quaisquer depósitos de lama. O produto não é nada abrasivo. Borrifa a cera no revestimento cromado, movendo-o regularmente e mantendo a lata a uma distância de 10-20 cm.

aplicar cera e polimento

Passo 3: POLIMENTO FINAL

Quando a solução aplicada estiver completamente absorvida, deves polir os cromados com um pano de microfibra limpo com movimentos manuais regulares. À medida que limpas, a parte cromada vai brilhar cada vez mais e irá permanecer assim por um longo período. Se a forma da superfície cromada banhada permitir e sua extensão exigir, também podes polir com um polidor. Com este sistema vai brilhar ainda mais.

polir carros antigos

RESULTADO FINAL

Segue estes passos e deixa os cromados do carro bonitos e brilhantes. Sobretudo em carros vintage, mais antigos, esta limpeza é essencial para se manterem conservados. Verás que os passeios com o carro bem tratado saberão muito melhor!

 

Se ficaste interessado em comprar os produtos WD-40, sabe onde comprar.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2020 WD-40 Company