tracking

Como deixar a moto parada muito tempo em bom estado?

Numa altura em que o isolamento é geral, os passeios de moto ao fim de semana também ficaram em stand by e com isso a moto parada muito tempo. Porém, é importante ter alguns cuidados com a moto, uma vez que ficará parada na garagem por uma boa temporada e necessita de alguma manutenção para se manter em ótimo estado e não surgirem problemas da próxima vez que pegarmos nela para uma voltinha. Estes conselhos servem também para quando fizeres umas férias longas ou quando, por qualquer outro motivo, tiveres de deixar a moto parada por algum tempo.

Material Necessário

Passo 1: DESCONECTAR A BATERIA

Para hibernar a moto, é importante começar por desconectar a bateria para evitar o consumo de energia por alguns componentes do sistema elétrico. Além disso, também é fundamental guardar a moto na garagem para que esteja num local coberto e resguardado. Assim, recomendamos que desmontes o terminal negativo (cabo preto) da bateria, uma vez que é suficiente para interromper o fluxo de corrente, não sendo necessário remover o terminal positivo (fio vermelho). Se não sabes onde está localizada a bateria, o melhor será consultares o manual do veículo.

desconectar bateria

Passo 2: VERIFICAR A PRESSÃO DE AR NOS PNEUS

É sobretudo quando a moto está parada durante muito tempo que os pneus tendem a perder ar. Portanto, é importante verificares a pressão recomendada pelo fabricante e colocar um pouco mais por antecipação dessa possível perda. Para a inflação, podes utilizar uma bomba de bicicleta com o adaptador de válvula para o tipo de moto (grosso).

Outra dica passa por colocares a moto de forma a que os pneus fiquem no ar, sem descansar no chão. Isto faz com que os pneus não se deformem e que não comprometa a segurança da próxima vez que utilizares o veículo. O suporte central da própria moto, ou os suportes das rodas, permitem que os pneus estejam livres de apoio no chão e não desgastam a suspensão. Importante também é verificar a pressão dos pneus assim que voltares a utilizar a moto diariamente.

pressão ar pneus

Passo 3: MANTER AS ROTINAS DE MANUTENÇÃO E LUBRIFICAÇÃO DA MOTO

Aproveita o tempo em casa para não descurares da manutenção da tua moto, mesmo quando fica parada muito tempo. Faz uma manutenção geral da moto e lubrifica todos os componentes do veículo, para deixares todos os acabamentos brilhantes e bem tratados. Para isto, recomendamos os produtos da gama WD-40 Specialist Motorbike que garantem os melhores resultados e a conservação da tua moto. Com estes cuidados tens a certeza de que a tua moto ficará bem guardada, sem correres o risco de aparecer ferrugem e outros problemas nos componentes.

manutenção moto

Passo 4: PROTEGER A MOTO DO PÓ

Uma vez que a moto irá ficar parada durante muito tempo, recomendamos tapares o veículo com um pano grande ou uma cobertura própria. Assim, a moto não acumula sujidade e terás menos trabalho a limpá-la de cada vez que fizer a manutenção geral.

proteger a moto

CONCLUSÃO

Com estes cuidados simples garantes que a moto se conserva no melhor estado e que o seu desempenho da próxima vez que fores andar de moto não ficará comprometido, após um período em que a moto ficou parada muito tempo. Utiliza os melhores produtos para moto e usufrui de todos os seus benefícios.

Se ficaste interessado em comprar os produtos WD-40, sabe onde comprar.

 

AVISO

Os usos descritos para o WD-40 Produto Multiuso foram compartilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. Estes usos não foram aprovados pela WD-40 Company e não são uma recomendação de uso por parte da WD-40 Company. O senso comum deve sempre ser aplicado ao se utilizar os produtos da WD-40. Segue sempre as instruções e toma nota das advertências descritas na embalagem do produto.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2021 WD-40 Company