tracking

Como fazer a manutenção da máquina de costura?

A manutenção regular da máquina de costura é essencial para a manter em excelentes condições, uma vez que está cheia de mecanismos robustos, mas, ao mesmo tempo, delicados cujo funcionamento deve ser perfeitamente sincronizado. Existem algumas regras básicas: a primeira é ler atentamente o manual de instruções, que contém sempre boas instruções de manutenção.

Algumas regras que devem ser sempre respeitadas:

  • Mantém a máquina sempre limpa, especialmente caixa de bobina;
  • Lubrifica os mecanismos quando fizerem ruídos ou guinchos durante o funcionamento;
  • Compra e utiliza apenas um fio de qualidade adequado para a máquina de costura. O fio de baixa qualidade não só rasga facilmente, como forma nós;
  • Usa várias bobinas. Nem sempre utilizes as mesmas bobinas para trabalhos diferentes;
  • Substitui as agulhas com bastante frequência porque, embora invisíveis a olho nu, desgastam-se e deixam de costurar perfeitamente, desfiando o tecido e produzindo farrapos que se arrastam entre os mecanismos;
  • Deves utilizar agulhas adaptadas a cada tecido e fio específicos.

Material Necessário

Passo 1: LIMPAR A CAIXA DE ACESSÓRIOS

O objetivo é limpar a caixa de acessórios (localizada abaixo do eixo do porta-agulhas) para remover todos os farrapos e detritos que inevitavelmente se acumularam durante o funcionamento. Dependendo do modelo, poderás ter de desaparafusar os parafusos ou ativar algum tipo de mecanismo de abertura. Retira suavemente a bobina. Em seguida, com uma escova macia (normalmente fornecida), retira todos os resíduos visíveis com um aspirador ou um spray de ar comprimido. Latas de ar comprimido são muito práticas para esta tarefa.

limpar a caixa de acessórios

Passo 2: LUBRIFICAR A BOBINA

O eixo central da bobina deve ser lubrificado com uma a duas gotas de óleo específico para máquinas de costura ou com algumas gotas de Lubrificante Seco PTFE. De seguida, volta a inserir a bobina e fecha o compartimento.

lubrificar a bobina

Passo 3: LIMPAR O INTERIOR DA MÁQUINA DE COSTURA

Se utilizas a tua máquina com frequência, sugerimos que a leves a um centro especializado pelo menos uma vez por ano para uma manutenção mais aprofundada. No entanto, qualquer pessoa com uma certa habilidade e experiência pode abrir o corpo da máquina para chegar às partes internas com diferentes mecanismos de movimento. Aplicar o spray WD-40 Produto Multiusos em todos os mecanismos, ajuda a facilitar o movimento das peças e remove quaisquer camadas de material estranho que possam ter depositado sobre elas.

A máquina deve ser armazenada num local limpo e seco e a uma temperatura moderada, para evitar alterações térmicas que interfiram com a atividade dos lubrificantes e com o movimento dos mecanismos.

Quando for utilizada pela primeira vez após a lubrificação ou após um longo período de não utilização, liga a máquina de costura durante alguns segundos enquanto estiver vazia (sem agulha e rosca) para permitir que os lubrificantes se distribuam melhor nos componentes mecânicos.

limpar interior da máquina de costura

Passo 4: CUIDAR DO PEDAL

A máquina de costura trabalha utilizando um pedal que funciona como regulador de comutador e velocidade, de modo a ter sempre as duas mãos livres para trabalhar. Se quiseres, podes abrir o interruptor do pedal para aceder ao interior e libertá-lo de qualquer sujidade e poeira acumuladas (uma vez que o pedal “vive” no chão), verificando e lubrificando o mecanismo de mola que permite que seja operado com o pé. Quaisquer contactos elétricos no seu interior, se forem facilmente acessíveis, também devem ser tratados com o spray Limpa Contactos – Secagem Rápida,  que os limpa e melhora a sua qualidade de contacto.

cuidar do pedal máquina de costura

CONCLUSÃO

Como vês, a manutenção da tua máquina de costura é um processo importante para a manteres sempre em bom funcionamento e em bom estado de conservação.

Se ficaste interessado em comprar os produtos WD-40 sabe onde comprar.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2020 WD-40 Company