tracking

Como fazer a manutenção do carreto e cana de pesca?

Quem gosta de pescar sabe bem em que estado ficam os carretos e a cana de pesca quando estão sujos. Os resíduos como poerias, isco, sal e água podem deteriorar e causar danos graves ao equipamento se forem subestimados. A boa manutenção é essencial: tanto a manutenção de rotina após a pesca como a manutenção extraordinária no final da época.

Material Necessário

Passo 1: MANUTENÇÃO DO CARRETO

Os carretos são mecanismos robustos e resistentes, mas possuem numerosos elementos mecânicos, juntas, engrenagens, buchas, etc. Os dois principais inimigos são a terra que se arrasta onde não deve e o sal, para aqueles que pescam no mar.

Depois de um dia de pesca é importante passar um pano de microfibras humedecido com um pouco de água sobre o exterior do carreto. Isto é normalmente suficiente para uma utilização regular.

A cada três a quatro utilizações, recomendamos reforçar esta limpeza com uma lubrificação leve das partes móveis externas, depois de removido o carreto com o fio. Isto é especialmente verdade para a articulação do arco, a manivela e as suas engrenagens, e o eixo central que conduz o carreto.

Sugerimos a utilização do WD-40 Specialist Lubrificante de Silicone, resistente à água e que possui excelentes propriedades lubrificantes, de forma a garantir um movimento perfeito das peças. Este lubrificante, proporciona uma excelente lubrificação e protege contra a humidade após a secagem rápida. A sua fórmula é compatível com todos os metais, plásticos, borracha e madeira.

Se és um especialista (mas apenas neste caso), a cada duas ou três temporadas também pode ser útil lubrificar o carreto por dentro, abrindo-o cuidadosamente. Nota como os mecanismos internos já estão ligeiramente lubrificados (geralmente com gordura específica para carretos). Podes adicionar um pouco de Lubrificante Seco WD-40 Specialist, o que reduz o atrito e o desgaste nos mecanismos.

manutenção dos carretos

Passo 2: MANUTENÇÃO DA CANA DE PESCA

Tal como o rolo, a água é a melhor coisa a usar para a limpeza rotineira das canas de pesca: passa um pano de microfibras humedecido sobre todo o corpo da cana e sobre os seus anéis, e depois seca com um pano seco. Este passo é sempre necessário após a pesca no mar, uma vez que a água liberta sal que interfere com os enxertos dos vários segmentos.

No final da temporada (mas também durante), podes aproveitar para dar uma lubrificação extra utilizando o Lubrificante Seco WD-40 Specialist, que proporciona uma excelente lubrificação e proteção, reduzindo o atrito e é ideal para componentes ou mecanismos expostos à água.

É aconselhável realizares esta aplicação pulverizando um pouco de produto num pano de microfibra que depois deves passar sobre toda a haste e os anéis. De seguida, passa papel absorvente para remover qualquer excesso.

Por fim, é aconselhável teres sempre contigo uma lata de spray de “congelação”, a sua utilização é necessária quando as articulações das secções da haste de carbono não podem ser movidas.

manutenção da cana de pesca

CONCLUSÃO

Este tipo de manutenção, fará com que o material responda muito melhor! O carreto não terá problemas para enrolar ou desenrolar o fio de pesca e desta forma poderás lançar a cana com o isco para a zona que pretenderes sem qualquer problema!

Se tiveres alguma dúvida fala com uma pessoa especializada e se ficaste interessado em comprar os produtos WD-40, sabe onde comprar.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2020 WD-40 Company