tracking

Como fazer a manutenção da caixa de fusíveis?

Imagina que as luzes novas do teu carro deixam de funcionar de um momento para o outro. Não desesperes! Tal pode ter sido causado por um elemento que está presente em todos os veículos: a caixa de fusíveis.

O facto de os fusíveis do teu carro queimarem com facilidade, não significa que estes sejam de má qualidade. Pelo contrário, quando um fusível queima, apenas está a fazer o trabalho que lhe compete: proteger os restantes componentes do carro. Trata-se de um componente que “avisa” o condutor que algo de errado se passa com o carro.

Assim, assegurar um bom funcionamento dos fusíveis é essencial para a segurança do carro. A seguir, identificamos alguns cuidados a ter para manteres um bom funcionamento dos fusíveis e evitar problemas desnecessários. Além disso, a manutenção da caixa de fusíveis é simples e pouco dispendiosa.

Passo 1: Verificar se os fusíveis estão corretamente colocados

Um dos componentes a ter em conta para uma ótima manutenção do carro é a caixa de fusíveis. É essencial ter alguns cuidados com os fusíveis, a fim de prevenir problemas desnecessários.

Primeiramente, é necessário verificares se os fusíveis estão colocados de acordo com o manual do carro, com a amperagem correta, no local correto. Caso contrário, não funcionarão e podem queimar.

verificar posição dos fusíveis

Passo 2: Limpar os fusíveis

Como os fusíveis ficam muitas vezes próximos do motor, é importante limpá-los. Para limpar contactos elétricos, como é o caso dos fusíveis, utiliza o Limpa Contactos WD-40 Specialist. Este produto foi especialmente desenvolvido para limpar eficazmente os contactos dos equipamentos elétricos e eletrónicos. Basta agitá-lo e pulverizá-lo a cerca de 15-30 cm da caixa de fusíveis. No entanto, lembra-te de desligar o carro um pouco antes de começares a limpar os fusíveis. Depois de aplicar, deixa atuar e aguarda que seque. Não ligues o carro enquanto o produto não estiver completamente seco.

limpar os fusíveis

Passo 3: Proteger os fusíveis da oxidação

Após aplicares o Limpa Contactos, pulveriza a caixa de fusíveis com WD-40 Produto Multiusos, que irá repelir a humidade e proteger da oxidação. Para saberes se é necessário trocar um fusível, basta analisares a parte metálica. Caso esteja partida, é importante mudar o fusível logo que possível.

proteger os fusíveis da oxidação

CONCLUSÃO

A manutenção dos fusíveis é muito importante. São eles que te irão dar a noção do estado do teu carro. Segue todos os cuidados para que se mantenham sempre em bom estado e antes de fazeres a substituição, verifica primeiro se estão devidamente colocados.

Se ficaste interessado em comprar os produtos WD-40, sabeonde comprar.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2020 WD-40 Company