tracking

Como manusear uma botija de gás corretamente?

As botijas de gás podem ser adquiridas em centros especializados. Ao comprá-las, são seladas com uma tampa de plástico que deve ser removida antes de serem conectadas. O correto manuseamento da botija de gás é essencial para a segurança. Verifica o que deves ter em conta na instalação, manuseamento e troca da botija.

Material Necessário

Passo 1: CONECTAR REGULADORES DE PRESSÃO

As botijas contêm gás de alta pressão, portanto não podem ser conectadas sem um “regulador de pressão” (que consiste numa válvula específica, com uma membrana interna especial que solta gás a uma pressão menor do que a que está dentro da botija) que deve ser montado diretamente no dispensador.

O regulador de pressão é montado nas botijas de gás por meio de uma porca de anel roscado depois de se ter inserido uma junta. Esta junta deve ser sempre substituída por uma nova ao trocar a botija vazia por uma cheia.

Quaisquer vestígios de óleo, que por vezes se formam nos elementos de conexão, devem ser cuidadosamente limpos com um pano encharcado em WD-40 Desengordurante Ação Rápida, que remove rapidamente graxa, óleo e sujidade sem deixar nenhum resíduo. De seguida, seca tudo com papel absorvente.

conectar reguladores de pressão

Passo 2: AJUSTAR A MANGUEIRA FLEXÍVEL

A mangueira flexível especial para linhas de gás, que é usada para ligar botijas de gás, deve ser esticada adequadamente para evitar ter curvas acentuadas. Verifica sempre a data de validade do tubo impressa no exterior.

ajustar mangueira flexível

Passo 3: POSICIONAR A BOTIJA DE GÁS

As botijas de GLP nunca devem ser colocadas em salas sem ventilação, nem perto de fontes de calor, embora às vezes pode ser necessário, se a botija for mantida no compartimento especial dentro da cozinha ou fogões de aquecimento.

Normalmente, a barreira de separação entre o forno e os elementos de aquecimento é suficientemente para isolar; caso contrário, pode ser colocado um painel isolante adicional.

posicionar botija de gás

Passo 4: MOVER A BOTIJA DE GÁS

Se achas que uma botija de gás está quase vazia ou prestes a acabar, nunca a vires ou a coloques de lado. Se tiveres de mover a botija, evita causar qualquer dobra, alongamento ou torção do tubo flexível. Segura sempre a botija pelas alças na parte superior e não pela válvula.

mover botija de gás

OUTROS CUIDADOS

As botijas de gás são objetos potencialmente perigosos. Se manuseados incorretamente, podem causar fugas de gás, fogo ou explosão. Nunca procures possíveis fugas usando uma chama. Deves utilizar produtos específicos, como espumas de aerossol para pulverizar em conexões, pois mesmo uma leve fuga de gás pode formar bolhas claramente visíveis no tubo. Neste caso, a conexão deve ser corrigida.

Se te cheirar a gás, não deverás ligar nenhum interruptor de luz, acender fósforos ou cigarros, nem fazer reparações improvisadas usando cola ou adesivo.

Se tiveres alguma dúvida, chama um técnico especializado, e se ficaste interessado em comprar os produtos WD-40, sabe onde comprar.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2020 WD-40 Company