tracking

Como lubrificar as persianas corretamente?

Fazer uma manutenção simples, pelo menos uma vez por ano, nas persianas e nas persianas metálicas é importante para garantir o seu bom funcionamento.

Passo 1: MANUTENÇÃO DAS GUIAS DE CORREIA DAS PERSIANAS

Primeiro, é necessário verificar o estado da correia da persiana de rolos, bem como o enrolador.

Se precisares de substituir a correia, retira a antiga com a persiana completamente levantada e bem fechada (utilizando uma haste de madeira ou similar) e insere a nova na roldana na parte superior, enquanto a outra extremidade rola em torno do enrolador (previamente esticada).

Se houver resistência ao puxar a correia, deves lubrificar as guias laterais deslizantes. Sugerimos a utilização do WD-40 Specialist Lubrificante Seco PTFE que deixa uma  película de lubrificante seco dentro das guias, sem atrair pó ou sujidade. O produto seca rapidamente e é compatível com todos os metais e plásticos.

Se a roldana, localizada na parte superior dentro da caixa do estore dos rolos range, retira primeiro qualquer pó com um aspirador e, em seguida, lubrifica com a ajuda da cânula ajustável de WD-40 para pulverizar diretamente sobre o rolamento da esfera e guias deslizantes. Pulveriza exatamente as mesmas partes do outro lado do eixo de enrolamento. Aproveita para limpar todas as ripas do estore de rolos, tanto dentro como fora.

guias de correia das persianas

Passo 2: MANUTENÇÃO DAS CALHAS LATERAIS DAS PERSIANAS METÁLICAS

Estas persianas requerem basicamente a mesma manutenção que as persianas anteriores, exceto a correia (que não está presente). Uma vez que as calhas laterais são submetidas a um atrito considerável, sugerimos a utilização do spray WD-40 Specialist Lubrificante de Silicone, que tem excelentes propriedades lubrificantes e não atrai sujidade, mantendo quaisquer peças de borracha em bom estado. Em seguida, usa o WD-40 Specialist Massa consistente – Longa Duração.

Se o obturador de rolos ou o obturador metálico forem levantados através de um motor elétrico, também deves lubrificar os rolamentos e as articulações do mecanismo de elevação com o spray WD-40 Produto Multiusos.

calhas laterais persianas metálicas

Passo 3: MANUTENÇÃO DE GRADES DE JANELAS MÓVEIS

As grades metálicas móveis de janelas e portas estão particularmente expostas a fumo, água e geada. Depois de limpar cuidadosamente cada peça, a tinta protetora deve ser examinada. Se faltar em qualquer lugar, deve ser restaurado com um tratamento antiferrugem e, em seguida, pintar.

Também neste caso, as articulações, pinos, dobradiças e quaisquer outros sistemas de rotação e deslizamento devem ser lubrificados com WD-40 Specialist Lubrificante de Silicone, que garante o movimento perfeito das peças. A sua fórmula é compatível com todos os metais, plásticos, borracha e madeira que podem estar nas grades.

grades janelas móveis

CONCLUSÃO

A manutenção deve ser efetuada em persianas rolantes e persianas metálicas para que as tuas guias deslizantes funcionem na perfeição. Não te esqueças de aplicar sempre os produtos mais adequados.

 

Se ficaste interessado em comprar os produtos WD-40, sabe onde comprar.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2020 WD-40 Company