tracking

Como limpar as rodas das cadeiras de escritório?

As cadeiras de escritório têm elementos que podem deslizar no chão, a fim de  facilitar o seu movimento. Estas peças têm rodas de tamanho e estrutura variados. As rodas podem ser de eixo fixo, ou seja, aquelas que só podem girar num plano vertical, mas não podem mudar de direção, ou giratórias que também podem girar num eixo vertical (geralmente 360 graus). Estas últimas são as mais frequentes em cadeiras de escritório.

Alguns tipos de cadeiras têm um par de rodas de eixo fixo e um par de rodas giratórias. Isto é feito para permitir alguma liberdade de movimento e direção nas cadeiras móveis (por exemplo, em alguns tipos de cadeiras grandes/poltronas).

Material Necessário

Passo 1: REMOVE AS RODAS GIRATÓRIAS DAS CADEIRAS DE ESCRITÓRIO

Na maioria dos casos, as rodas têm um pino vertical inserido num orifício da cadeira, mas algumas rodas giratórias são fixas na cadeira com uma placa normal com parafusos. Antes de tentares limpar as rodas, deves removê-las da base da cadeira. Normalmente, toda a base pode ser desparafusada, para que se possam remover as rodas usando uma chave de fenda ou outra ferramenta semelhante. Uma vez removidas, podem ser limpas.

limpar rodas da cadeiras de escritório 1

Passo 2: LIMPA OS DETRITOS

Raspa os detritos das rodas da cadeira do escritório com uma faca de massa, inserindo-a através das ranhuras e sob a tampa da roda. Isso permite que a maioria dos detritos seja removida, para que não impeçam que a roda role livremente. Não uses muita força para evitar criar marcas nas rodas de plástico, pois isso impedirá que gire corretamente. Usa um aspirador para remover qualquer cabelo que tenha ficado preso nas rodas.

limpar rodas da cadeiras de escritório 2

Passo 3: LAVA AS RODAS

Depois de removeres toda a sujidade das rodas, lava-as com água morna e sabão (para facilitar ainda mais a dissolução de qualquer sujidade). Deixa as rodas das cadeiras do escritório imersas em água cerca de 10 minutos e, em seguida, remove-as e escova-as até que estejam limpas. Passa as rodas por muita água e deixa-as secar.

limpar rodas da cadeiras de escritório 3

Passo 4: LUBRIFICA AS RODAS

Se depois de lavares e limpares tudo notares que as superfícies das rodas estão arranhadas e irregulares, podes lixá-las levemente com um lixa bastante fina (nº 240-280) para ajustá-las, tornando o contato com o chão mais regular e contínuo. Em seguida, lubrifica o eixo de rotação aplicando algumas gotas de Lubrificante Seco PTFE, que deixa um acabamento seco sem atrair poeira, sujidade  e gordura. Este lubrificante não pinga e não há risco de molhar o chão.

limpar rodas da cadeiras de escritório 4

Passo 5: ENCAIXA AS RODAS

Assim que as rodas estiverem secas, coloca-as no lugar, inserindo o pino no local próprio com alguma força. Às vezes podes ter que aparafusar a base corretamente e firmemente para evitar problemas ao usar a cadeira. Deves limpar as rodas giratórias pelo menos a cada seis meses, a menos que notes que estão especialmente sujas. Com as rodas da cadeira de escritório bem limpas, notarás uma grande melhoria na forma como a cadeira desliza. Cuidar das rodas giratórias fará a cadeira durar muito tempo.

limpar rodas da cadeiras de escritório 5

O RESULTADO FINAL

Após serem limpas, as rodas giratórias das cadeiras de escritório ficarão mais suaves, silenciosas e fáceis de usar diariamente. Para obteres melhores resultados, deves ficar atento às rodas e limpá-las a cada seis meses. Se algumas rodinhas estiverem irreversivelmente danificadas, devem ser substituídas.

Se ficaste interessado em comprar os produtos WD-40 sabeonde comprar.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2020 WD-40 Company