tracking

Como limpar e fazer a manutenção do fogão a lenha?

Nos últimos anos tem havido um aumento da utilização de fontes de calor tradicionais, como lareiras e fogões a lenha, em paralelo com o fogão mais moderno e tecnológico. Uma manutenção cuidada do fogão a lenha permite manter este aparelho sempre em excelentes condições.

Material Necessário

Passo 1: LIMPAR O INTERIOR DO FOGÃO A LENHA

As cinzas que ficam na gaveta do fogão a lenha devem ser removidas com frequência e, pelo menos uma vez de dois em dois meses, a gaveta deve ser totalmente limpa.

De seguida, deves eliminar todos os resíduos que bloqueiam as condutas de aspiração. Se tiveres um aspirador de cinzas esta tarefa será muito mais fácil!

No final do inverno, quando deixares de utilizar o fogão a lenha, e depois de o teres limpo, remove os tubos e limpa o interior (com uma escova grande) para eliminar todos os depósitos de carbono que se formaram. Não deixes esta limpeza para o início do inverno seguinte. Deixar depósitos e materiais queimados nas superfícies torna-os muito difíceis de remover ao longo do tempo.

interior fogão a lenha

Passo 2: LIMPAR O EXTERIOR DO FOGÃO A LENHA

Dependendo do tipo de fogão, devem ser realizados diferentes passos para manter o exterior bonito e em bom estado.

As manchas de gordura ou as de outros materiais que inevitavelmente se formam nas placas e painéis térmicos devem ser removidas com água quente e sabão líquido, utilizando uma esponja áspera.

Deves também utilizar o spray WD-40 Desengordurante Ação Rápida, uma vez que remove rapidamente gordura, óleo e sujidade sem deixar resíduos. Atua imediatamente e é fácil de enxaguar. O sistema de dupla ação permite passar de uma aplicação larga para uma aplicação precisa num único gesto.

exterior fogão a lenha

Passo 3: GRELHAS E FERRAMENTAS

Depois de retirares a gordura com WD-40, trata as partes metálicas pretas com pasta especial para escurecer. Trabalha primeiro as peças de aço com papel de lixa fina e, em seguida, engraxa-as com o produto apropriado. Se o fogão tiver painéis de esmalte que lascaram, não os trates com esmaltes normais, pois podem danificar quando acederes o fogão.

Pede conselhos na tua loja de ferragens local e usa um esmalte (geralmente epoxy) que resista bem ao calor. Nos fogões revestidos a azulejo, podem surgir fissuras finas que não comprometem a funcionalidade de forma alguma, mas devem ser seladas com cimento branco misturado com silicato de sódio.

grelhas e ferramentas

Passo 4: TUBOS E CHAMINÉS DE FOGÕES A LENHA

Deves espalhar periodicamente pó descalcificante especial nas brasas quentes dos fogões e lareiras, que queimam e ajudam a manter a chaminé livre de depósitos de fuligem.

No final do Inverno recomendamos a remoção das secções dos tubos metálicos internos e a respetiva limpeza com uma escova adequada.

As chaminés em cimento ou aço com amianto devem ser limpas por um técnico especializado com equipamento especial.

tubos e chaminés

CONCLUSÃO

As indicações feitas para o fogão a lenha aplicam-se também às lareiras. Depois de teres limpo e aspirado bem a lareira, é aconselhável aplicares uma pequena quantidade de Produto Multiuso WD-40, que elimina qualquer ranger da grelha.

A manutenção regular da lareira ou fogão a lenha é muito importante para entrares nas estações mais frias do ano com o material pronto a utilizar.

Se ficaste interessado em comprar os produtos WD-40, sabe onde comprar.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2020 WD-40 Company