tracking

Como utilizar o WD-40® Specialist® Óleo de Corte?

É importante saber como usar o óleo de corte corretamente, pois cortar e perfurar metal, mesmo para bricolagem, não é particularmente difícil. No entanto, ainda é um processo que requer uma atenção redobrada. Os dois fatores a ter em atenção são o calor produzido pelo processamento, causado por forte fricção de metal-ferramenta, e a presença de fichas.

Passo 1: NEUTRALIZAR O CALOR PRODUZIDO DURANTE O CORTE

O corte de metal, em particular aço duro e resistente, é efetuado com máquinas de corte ou serragem a baixa velocidade de rotação/deslizamento. A perfuração é feita com brocas HSS para metal, utilizadas a uma velocidade de rotação baixa. Assim, quanto maior o diâmetro da ponta, menor a velocidade.

Com efeito, a velocidade é a causa fundamental do sobreaquecimento tanto no metal como na ferramenta (lâmina ou ponta). O objetivo é evitar atingir temperaturas elevadas que possam modificar a estrutura metálica da ferramenta, destruindo-a ou danificando-a.

Para evitar que isto aconteça, sempre que tiveres de cortar metal, sugerimos que tenhas uma lata de óleo de corte WD-40 Specialist. A fórmula do produto consiste numa mistura de óleos minerais que, juntamente com compostos químicos e aditivos, oferecem resistência a pressões extremas. Foi criado a fim de prevenir o desgaste, facilitar as operações de processamento e reduzir o coeficiente de atrito, assim como a acumulação de calor em todos os metais. Funciona sob pressão extrema e é ideal para máquinas de corte e perfuração.

WD-40 Specialist Óleo de Corte: utilizar um moedor

Passo 2: SABER USAR O ÓLEO DE CORTE E PERFURAÇÃO

O produto é muito simples de usar. Assim que começares a cortar ou perfurar, aplica uma quantidade moderada do produto na área de trabalho e, em seguida, continua a trabalhar. A presença do óleo emulsionável combina dois efeitos úteis: lubrifica a área de trabalho e reduz a temperatura do conjunto de metais de ferramentas.

Estas duas ações combinadas permitem melhorar o desempenho e, mais importante, prolongar a vida útil das ferramentas de perfuração e de corte. Tal como outros produtos WD-40, o Óleo de Corte está disponível com o sistema de posição dupla que permite mudar de um spray largo para uma aplicação precisa num único gesto.

WD-40 Specialist Óleo de Corte: como usar

Passo 3: IMPEDIR A PRODUÇÃO DE PEDAÇOS DE ALUMÍNIO COM ÓLEO DE CORTE

A aplicação do Óleo de Corte WD-40 também tem um efeito benéfico na produção de pedaços de alumínio e na qualidade do teu trabalho. As fichas permanecem incorporadas no líquido aplicado e, em vez de interferirem com a ação de corte, atuam como um elemento de suavização, melhorando o acabamento do trabalho.

WD-40 Specialist Óleo de Corte: impedir produção de pedaços de alumínio

Passo 4: UTILIZAR UM MOEDOR

Quando é necessário cortar metal com um moedor não há necessidade de usar lubrificantes, uma vez que a ferramenta que executa o trabalho é feita de um material destinado a ser consumido. Desse modo, a presença de um lubrificante seria contraproducente.

WD-40 Specialist Óleo de Corte: utilizar um moedor

Conclusão

Cortar e perfurar metal não é uma tarefa difícil, contudo deverás ter todos os cuidados para evitar qualquer imprevisto. Desse modo, usa os produtos recomendados para um melhor resultado.

Se ficaste interessado em comprar os produtos WD-40, sabe onde comprar.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2020 WD-40 Company