tracking

Como resolver os principais problemas dos sistemas elétricos?

Os sistemas elétricos domésticos têm uma vasta gama de componentes: condutores, conectores, disjuntores, comandos, relés, tomadas, entre outros. Excluindo os condutores, todos estes elementos têm vários tipos de ligações elétricas: terminais, deslizamentos, bloqueios, etc.

Assim, a utilização prolongada de serviços elétricos e o aquecimento (mesmo que ligeiro) de todos estes componentes induzidos pela passagem da corrente podem levar, ao longo do tempo, a avarias nos sistemas elétricos das casas, devido a contactos incertos ou imperfeitos.

Além disso, a maioria dos comandos elétricos estão por norma inseridos em caixas incorporadas na parede, o que os deixa expostos a vários tipos de humidade. Ademais, há poeira que pode causar avarias, um aspeto que não deve ser negligenciado.

Passo 1: VERIFICAR A FONTE DO PROBLEMA NO SISTEMA ELÉTRICO

Sempre que tiveres problemas com um serviço elétrico que não funcione, antes de ligares para um eletricista, deves certificar-te de que o problema não é causado por um contacto defeituoso.

Contudo, é claro que todas as verificações e até mesmo uma pequena intervenção só devem ser efetuadas depois de teres desligado o sistema da rede, desligando o interruptor principal e o interruptor do contador.

Dessa forma, qualquer trabalho no sistema elétrico da tua casa, que seja mais grave do que uma pequena tarefa de manutenção, deve ser realizado por um profissional qualificado, que também pode fornecer uma declaração de conformidade do sistema.

Sistema elétrico caseiro

Passo 2: ARRANJAR PROBLEMAS NAS TOMADAS E INTERRUPTORES DE PAREDE

Se uma tomada ou interruptor não estiver a funcionar corretamente, tem de ser desmontado e verificado. Posteriormente, os cabos desligados devem ser reinseridos e fixados no terminal relativo. Se o interruptor estiver danificado, deve ser substituído.

Os terminais devem ser tratados com o spray WD-40 Limpa Contactos de Secagem Rápida, que elimina vários tipos de resíduos e condensação em equipamentos elétricos ou eletrónicos, incluindo materiais delicados. Penetra rapidamente nas áreas mais difíceis de alcançar, secando rapidamente e sem deixar resíduos, assim como restaura a condutividade elétrica, eliminando o perigo de curto-circuitos. A sua fórmula não condutora com rápida evaporação não deixa resíduos e é compatível com todos os metais, plásticos e borrachas.

Tomadas e interruptores de parede

Passo 3: CAIXAS DE JUNÇÃO DO SISTEMA ELÉTRICO DOMÉSTICO

Estas caixas contêm grupos menores ou maiores de condutores ligados com tampas. Também aqui, sem sequer soltar os terminais das tampas, o melhor é aplicares um pouco de WD-40 Multiusos, visto que penetra e limpa os contactos.

Embora também possas utilizar o WD-40 nas ligações elétricas destes componentes, recomendamos deixar esta tarefa a um técnico de confiança.

Caixas de junção do sistema elétrico doméstico

CONCLUSÃO

É sempre importante seguires as recomendações de quem está mais familiarizado com estas questões, dada a importância do seguimento do fator segurança.

Se ficaste interessado em comprar os produtos WD-40, sabe onde comprar.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2020 WD-40 Company