tracking

Como limpar pincéis de forma eficaz com WD-40®?

A limpeza profunda dos pincéis e dos rolos após a pintura é absolutamente essencial para a sua preservação, uma vez que permite uma utilização prolongada. A manutenção do pincel é diferente dependendo do tipo de tinta utilizada (óleo e tinta sintética, tinta nitro, tinta de parede), pelo que os pincéis devem ser limpos com o solvente apropriado para lavar as cerdas. Quando o solvente tiver removido a maior parte da tinta, coloca o pincel debaixo de água corrente para remover a restante tinta. Para obter resultados satisfatórios e garantir que os pincéis e rolos possam ter uma vida útil mais longa, sugerimos a compra de produtos de alta qualidade que também permitam aplicar a tinta de forma mais uniforme e sem perder filamentos.

Material Necessário

Passo 1: LAVAR AS CERDAS

Se utilizas tintas a óleo ou nitro, as cerdas devem ser lavadas com o solvente apropriado (sintético ou nitro). Uma vez dissolvida a maior parte da tinta, coloca a escova debaixo de água corrente com as cerdas viradas para cima. O fluxo de água remove a tinta presa entre as cerdas, mas agora diluída com solvente.

Por outro lado, se recorreste a tinta acrílica ou de parede à base de água, precisas apenas de lavar bem os pincéis debaixo de água da torneira (terminando sempre com as cerdas apontadas para cima) para eliminar qualquer vestígio de tinta.

Lavar as cerdas dos pincéis com WD-40

Passo 2: MANTER OS PINCÉIS COMPACTOS PARA PROTEGÊ-LOS

Depois dos pincéis terem sido cuidadosamente lavados, estes devem ser cuidadosamente secos, especialmente se a porca do anel não estiver cromada e a água originar a formação de ferrugem. Isto pode levar a perda de cerdas durante a pintura ou até mesmo sujar as superfícies. Para evitar este inconveniente, pulveriza algumas gotas de spray lubrificante WD-40 Produto Multiusos para evitar a formação de qualquer ferrugem.

Enquanto os pincéis secam, recomendamos dar às cerdas uma forma pontiaguda ou plana, dependendo do tipo de material. Isto fará com não se espalhem e fará com que o pincel não perca a sua forma e, portanto, preservando utilizações futuras. Um bom sistema que ajuda a manter as cerdas compactas é colocar um elástico à sua volta não muito apertado, o que ajuda a mantê-las em “forma”.

Manter pincéis compactos para protegê-los - WD-40

Passo 3: ELIMINAR QUAISQUER CERDAS ENDURECIDAS

Se não foste capaz de limpar imediatamente os pincéis e as cerdas endureceram, coloca o pincel num frasco com uma mistura de solvente sintético, solvente nitro e óleo de linhaça (40% + 40% + 20%). Por fim, deixa repousar durante alguns dias.

Posteriormente, repete o processo de lavagem acima descrito. Se precisares de voltar a pintar dentro de algumas horas (ou um dia), em vez de limpar o pincel conforme indicado, basta embrulhar as cerdas em papel alumínio ou plástico e, em seguida, colocá-la no frigorífico. Desse modo, o pincel ficará bastante húmido por alguns dias. Depois é só efetuar a limpeza geral.

Eliminar cerdas endurecidas - WD-40

Conclusão

Como vês, limpar os pincéis e rolos após a sua utilização não precisa de ser um quebra-cabeças e pode ser feito facilmente com a ajuda de WD-40. Além de ajudar a preservar os materiais por mais tempo, também evita gastos desnecessários na compra de pincéis e rolos novos.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2020 WD-40 Company