tracking

Como limpar o frigorífico e fazer a sua manutenção?

São vários os usos que podemos dar a WD-40 na limpeza da casa. Já falamos sobre os usos do WD-40 na cozinha, na sala de estar e até na casa de banho. Neste artigo voltamos a focar a limpeza na cozinha, com dicas para limpar o frigorífico e respetivo congelador.

A limpeza e higienização do frigorífico é de grande importância para que este eletrodoméstico trabalhe corretamente e dure muitos anos. Seguem alguns cuidados básicos para que o teu frigorífico e congelador se mantenha sempre em bom estado.

Material Necessário

Passo 1: LUBRIFICAR DOBRADIÇAS E REMOVER FERRUGEM

A ferrugem ataca frequentemente as bordas externas das portas do frigorífico, muitas vezes nas dobradiças, onde a humidade se forma devido à condensação. A parte que geralmente fica mais danificada pela ferrugem é a zona inferior da porta. As dobradiças podem ser desaparafusadas e removidas do seu assento. De seguida, podes usar uma escova de arame para remover todos os vestígios de ferrugem e tinta velha. Aplica um primário antiferrugem antes da pintura final com tinta spray. As  dobradiças devem ser lubrificadas e protegidas contra qualquer oxidação futura com o spray WD-40 Produto Multiusos, aplicado com a cânula para atingir apenas a zona da dobradiça.

limpar o frigorífico - dobradiças

Passo 2: LIMPAR AS BORRACHAS E REMOVER GELO DO CONGELADOR

A borracha da porta do frigorífico é muito importante. Ao longo dos anos, o corte que veda a porta tem tendência a endurecer e já não pressionar eficazmente contra a borda. A primeira consequência, especialmente nos congeladores, é a considerável formação de gelo que congela e bloqueia a porta. O gelo deve ser removido com uma ferramenta de madeira ou de plástico e o aparador deve ser substituído. Em alguns aparelhos esta operação é bastante simples, nos casos mais complicado deverás contactar um centro especializado para manutenção do frigorífico. A borracha pode ser limpa com água e vinagre, utilizando uma esponja e um cotonete.

limpar borrachas

Passo 3: ELIMINAR RUÍDOS

Os frigoríficos podem ser barulhentos e fazer ruídos. Se ouvires apenas ruído quando o motor do compressor começa e para, significa que os amortecedores do compressor se soltaram: verifica os parafusos ou as porcas de bloqueio e aperta-os depois de lubrificar com spray WD-40 Produto Multiusos  (ou melhor ainda, com  WD-40 Lubrificante Seco PTFE). Se o ruído for contínuo, deves verificar tanto os amortecedores como os pés de apoio, que podem estar mal ajustados.

eliminar ruidos

Passo 4: LIMPAR A BOBINA

Se tiver pó acumulado na bobina na parte de trás do frigorífico, retira-o com um aspirador. Se o pó for “gorduroso” e não sair facilmente, sugerimos tratá-lo com o desengordurante ação rápida – WD-40 Specialist,  que o dissolve, permitindo a sua fácil remoção com um pano ou toalha de papel.

limpar bobina

CONCLUSÃO

Fazer uma boa manutenção do frigorífico e do congelador com os produtos corretos pode evitar vários problemas. Além disso, terás os eletrodomésticos a funcionar em perfeitas condições. Caso verifiques algum problema no compressor ou no circuito selado, deverás contactar um profissional especializado.

Se ficaste interessado em comprar os produtos WD-40, sabe onde comprar.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2020 WD-40 Company