tracking

Como fazer uma boa limpeza da moto?

Muitos motociclistas não se preocupam com a manutenção e limpeza da moto, sendo que alguns nem sequer realizam a lubrificação da corrente quando necessário. As manutenções feitas periodicamente evitam o desgaste prematuro dos componentes da mota, além de evitar acidentes na estrada. De seguida, partilhamos as nossas dicas de manutenção e limpeza de moto.

Passo 1: Limpar a carenagem, peças e a fibra de carbono

Para uma limpeza geral da moto recomendamos o spray Limpeza Total WD-40 Specialist Motorbikeque remove rapidamente toda a sujidade acumulada na moto, sem a danificar. Ao contrário do que muitos pensam, não é aconselhável usar jatos de água para retirar a sujidade. Estes são demasiado fortes e podem estragar os componentes mais delicados. Opta por passar a moto por água com uma mangueira de baixa pressão. Posteriormente, aplica o spray de limpeza e enxagua bem com uma esponja macia. Por fim, passa de novo por água. A secagem é também uma etapa importante da limpeza da moto. Assim, deves polir com um pano seco todas as zonas húmidas ou deixá-las a secar à sombra. Desta forma, evitas que a moto se estrague ou ganhe ferrugem e perca a eficácia prematuramente.

limpar a carenagem

Passo 2: Desengordurar e limpar as correntes da moto

Desengordura e limpa a corrente, bem como os braços oscilantes e a transmissão com um produto específico para correntes, de modo a removeres sujidade, terra, poeiras e óleo da corrente. Recomendamos aplicar o spray Limpa Correntes WD-40 Specialist Motorbike, esfregando com uma escova de dentes e, posteriormente, passar um pano seco. Uma limpeza regular da corrente melhora o rendimento e, principalmente, prolonga a sua vida útil.

desengordurar a corrente

Passo 3: Lubrificar as correntes da moto

De seguida, lubrifica as correntes, de modo a preservar o rendimento da corrente, protegendo-a da corrosão. Depois de limpares e desengordurares, é necessário lubrificares as correntes com um produto próprio para o efeito. A WD-40 dispõe de 2 produtos para lubrificar as correntes: um para ambiente seco – Lubrificante de Correntes WD-40 Specialist Motorbike – e outro para ambientes húmidos – Massa para Correntes WD-40 Specialist Motorbike. Certifica-te de que a corrente está bem oleada. Finalmente, absorve o excesso de óleo com um pano seco, se necessário.

lubrificar a corrente

Passo 4: Lubrificar os restantes elementos da moto

Os restantes componentes da moto, tais como os travões ou a embraiagem, não devem ser esquecidos e devem ser limpos com bastante cuidado e com um produto próprio. Por exemplo, um travão que esteja húmido, produz ruído e o seu desempenho diminui. De modo a prolongar a vida útil das pinças e dos discos de travão, recomendamos a aplicação do Limpa Travões WD-40 Specialist Motorbike. No seguimento da aplicação do spray, esfrega com uma escova de dentes e, logo depois, passa um pano seco.

lubrificar elementos da moto

CONCLUSÃO

A limpeza da moto seguindo todas as recomendações permitirá que o veículo tenha uma vida mais prolongada e que esteja sempre nas melhores condições.

Se ficaste interessado em comprar os produtos WD-40  para a limpeza da moto, sabeonde comprar.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2020 WD-40 Company