tracking

Como fazer a manutenção dos aquecedores elétricos e a gás?

Os aquecedores antigos têm vindo a ser substituídos por aquecedores elétricos mais modernos: aquecedores de sala com alta eficiência que podem ser instalados em alguns passos simples.

Existem dois tipos principais de aquecedores: elétrico e a gás.

Material Necessário

Passo 1: RECONHECER UM AQUECEDOR ELÉTRICO

Os aquecedores elétricos podem ser móveis ou fixos à parede e apresentar diversas formas – radiador, plano, horizontal, em coluna, entre outros.

Todos os aquecedores de convetor elétrico têm resistências elétricas especiais que aquecem o ar que é expelido para cima através de aberturas especiais. Na maioria dos casos têm uma ventoinha que aumenta a troca de calor entre o aquecedor convetor e o ambiente.

reconhecer aquecedor eletrico

Passo 2: RECONHECER UM AQUECEDOR A GÁS

Estes têm circulação selada (os produtos de gás e combustão não podem entrar em contacto com o ambiente interno) e são instalados numa parede do perímetro através da qual um tubo de entrada/saída permite a descarga da combustão. Uma ventoinha interna reforça a troca de calor com o ambiente.

reconhecer aquecedor gas

Passo 3: LIMPAR E LUBRIFICAR O CONVETOR ELÉTRICO

A manutenção em convetores elétricos deve ser feita pelo menos uma vez por ano, coincidindo com o fim do período de utilização.

O principal problema é o pó que se acumula no interior e nas ranhuras/grelhas de entrada de ar e de saída. A maior parte do pó pode ser removido com um bom aspirador e um pano de microfibra ligeiramente húmido (é claro que estas operações devem ser efetuadas com a ficha desligada).

Para limpar melhor os aquecedores convetor, é recomendado abrir o recipiente sempre que possível e verificar o estado da ventoinha tangencial. Esta está muitas vezes coberta por uma camada grossa de poeira aderente que reduz o espaço entre as ripas e reduz significativamente a funcionalidade do ventilador.

Também aqui a melhor coisa a fazer é utilizar um aspirador forte para remover o pó enquanto passa por cima das aberturas com uma escova.

De seguida, usa as mãos para verificar se existe algum espaço extra entre o eixo de rotação e os suportes do eixo de rotação constituído por dois rolamentos de esferas. O espaço extra provoca um ruído irritante e requer a substituição da peça (por um técnico).

Lubrifica os rolamentos aplicando o Lubrificante Seco PTFE, que proporciona uma excelente lubrificação, previne a corrosão e pode ser aplicado em metais, vidro, vinil, borracha e plástico. Está disponível com o prático sistema de posição dupla, que permite mudar de um spray largo para uma aplicação precisa.

limpar convetor elétrico

Passo 4: LIMPAR E LUBRIFICAR O CONVETOR DE GÁS

A manutenção de um aquecedor de gás é semelhante. Também neste caso, o invólucro exterior do aparelho deve ser removido para aceder aos componentes internos. Depois de teres removido o pó, há duas operações simples que devem ser realizadas.

Em primeiro lugar, verifica se não existem fugas de gás microscópicas utilizando um salpico de líquido especial do detetor na articulação e na torneira do sistema de alimentação.

De seguida, aplica um pouco de Limpa Contactos – Secagem rápida WD-40  sobre os contactos elétricos e ligações no aparelho, que rapidamente penetra nas áreas mais difíceis de alcançar, secando rapidamente e sem deixar resíduos. Ao fazê-lo, a condutividade elétrica melhora.

limpar convetor gás

CONCLUSÃO

Substituir o aquecedor antigo por um elétrico ou a gás é uma decisão que deverás considerar! A sua manutenção é consideravelmente mais fácil e são mais eficientes!

Se ficaste interessado em comprar os produtos WD-40, sabe onde comprar.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2020 WD-40 Company