tracking

Como afiar facas de cozinha e tesouras em casa?

É importante saber afiar facas, uma vez que são não só utilizadas com muita frequência na cozinha como também noutras atividades!

Material Necessário

Passo 1: UTILIZA UMA PEDRA MOLHADA

Podes utilizar uma pedra molhada para afiar facas, que remove suavemente o material e não aquece o metal. É uma pedra de afiar especial que deve ser embebida em água durante 5 minutos antes de usar. A pedra tem duas superfícies com grãos diferentes, uma com um grão inferior (moagem grossa) e uma mais alta (moagem fina). Mantendo a lâmina num ângulo de 10°-30°, passa a faca para trás e para a frente na superfície da pedra mais grossa, utilizando uma ligeira pressão durante alguns minutos, em ambos os lados da lâmina.

afiar facas com pedra

Passo 2: ACABAMENTO

Após afiar, deves eliminar eventuais rebarbas. Para tal, vira a pedra e usa o lado mais fino do grão, passando a faca para trás e para a frente como antes.

Para afiar corretamente as facas, nunca deves pressionar a lâmina contra a pedra com demasiada força. Testa a nitidez da lâmina de vez em quando usando o polegar. Para ver se a faca corta, coloca uma folha de jornal sobre uma superfície e passa a lâmina por cima, enquanto pressionas ligeiramente: se cortar o papel, a faca está afiada. Após a moagem, a lâmina da faca deve ser esfregada contra uma haste de aço afiada algumas vezes com um movimento alternado. Esta ferramenta tem uma pega e uma haste de aço com nervuras que servem para alisar a lâmina e remover eventuais rebarbas metálicas. O último passo é esfregar um pano humedecido com o WD-40 Produto Multiusos na lâmina, o que evita qualquer oxidação. De seguida, seca a lâmina com papel absorvente.

acabamento afiar facas

Passo 3: AFIA AS TESOURAS

Agora que explicamos como afiar facas, vamos ver como afiar a tesoura. As lâminas da tesoura não são afiadas num ângulo agudo, mas têm uma secção em forma que se estende ao longo de dois ângulos. O objetivo da moagem é regularizar e regenerar o ângulo adjacente à superfície plana, a fim de restaurar a inclinação com que as lâminas se encontram. É melhor ter uma roda de moagem elétrica de “pedra molhada” para afiá-las.

Abre completamente a tesoura e, em seguida, coloca a lâmina contra a pedra da roda molhada em rotação, quase num ângulo reto (observa cuidadosamente a inclinação da lâmina antes de moer). Move lentamente a lâmina de uma ponta à outra e, em seguida, passa para a outra lâmina.  Ambas as lâminas devem estar direitas, caso contrário o objeto a cortar é empurrado para fora.

Testa a tesoura cortando uma folha de papel: se notares alguma folga entre as duas lâminas, apoia a dobradiça da tesoura numa bigorna e bate levemente o parafuso central com um martelo, de modo a esmagá-la ligeiramente. Por último, pulveriza uma pequena quantidade de Produto Multiusos WD-40  em torno da área da articulação onde as duas lâminas estão dobradas para facilitar o funcionamento da tesoura. Para remover o rebarbador das lâminas e suavizar a borda, podes dar uma volta nas lâminas que tens em casa, esfregando as próprias lâminas, como se estivesses a cortar, num gargalo.

afiar tesouras

CONCLUSÃO

Com a prática, e sempre com muito cuidado, vais ver que conseguirás afiar as facas com mais facilidade e o processo se tornará bastante simples. Segue ao pormenor estas instruções para a tua segurança e para nunca estragares o fio da lâmina das tuas facas.

Se ficaste interessado em comprar os produtos WD-40, sabe onde o fazer.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2020 WD-40 Company