Carolina Charme
Qualquer pessoa que anda de bicicleta regularmente e goste de rotas desafiadoras sabe como é importante ter os travões em bom estado. Quanto maior for a pressão nos travões devido às condições do percurso, mais importante é verificá-los regularmente. Os travões estão sujeitos a grande desgaste e, portanto, devem ser substituídos com mais regularidade do que outras peças. Deves trocar as pastilhas do travão da bicicleta assim que estiverem fracas ou com pouca aderência. Para fazeres isso, remove as pastilhas velhas e gastas e substitui por novas.
Antes de começares a trocar, deves verificar que blocos devem ser usados. Normalmente, existem três tipos disponíveis: Orgânico (boa operação a frio, baixa durabilidade, melhor resistência ao superaquecimento), Semi-metálicos (funcionam bem no calor e no frio, bastante duráveis) e metálicos (sinterizado, melhor potência de frenagem, pouca aderência em tempo frio).
O primeiro passo para trocares as pastilhas de travão da bicicleta é remover o suporte. As pastilhas a serem substituídas estão localizadas dentro da braçadeira, que é fixada no garfo próximo ao disco de travão. A braçadeira é presa ao garfo com dois parafusos e pode ser afrouxada com um soquete sextavado. Se os parafusos forem difíceis de retirar, o produto WD-40 Produto Multi-Uso pode ajudar. Depois de aplicado, aguarda uns minutos para fazer efeito. É importante separar a braçadeira do disco sem afrouxar os cabos do freio.
Para trocar as pastilhas do travão da bicicleta, primeiro roda o parafuso cruzado que trava a mola. Isso é necessário porque as pastilhas de travão reais são montadas nesse parafuso. O parafuso cruzado pode ser preso com um anel de segurança, que pode ser removido com um alicate de bico fino. Também neste caso, a aplicação do produto WD-40 Produto Multi-Uso pode ajudar se o anel estiver preso. Agora deves conseguir puxar a mola com a braçadeira para fora facilmente com as mãos. Como alternativa, podes agarrar o topo da mola com um alicate de bico fino e tentar torcê-la.
A mola pode ser reinserida após a troca das pastilhas de travão da bicicleta. No entanto, antes de começares, geralmente é necessário fazeres a manutenção dos dois pistões. Isso é importante porque os pistões que pressionam a mola e as pastilhas durante a frenagem também se desgastam com o tempo. Água, lama e outros detritos impedem que os pistões se movam corretamente, promovendo o seu desgaste. Esta tarefa de manutenção pode ser determinada pelo facto de que um pistão se projeta mais para fora da braçadeira do que o outro.
Para uma limpeza rápida e eficaz, é útil aplicar o WD-40 Specialist Motorbike Limpa Travões. Deixa evaporar um pouco após a pulverização e, em seguida, a sujidade é removida com os restos do limpa travões. Se a contaminação for muito grave, álcool isopropílico também pode ser usado para limpar adequadamente o corpo do pistão. Em seguida, é importante deixar a pinça secar e limpar o interior da pinça com toalhas de papel ou cotonetes.
Novas pastilhas de travão de bicicleta geralmente estão disponíveis junto com uma nova mola de braçadeira. É fácil trocar as pastilhas de travão da bicicleta e instalá-las na braçadeira. Para fazer isso, pressiona os dois lados da mola juntos com as mãos e insere-a no suporte da braçadeira. É importante garantir que ele esteja corretamente posicionado entre os pistões laterais. Para montar a mola e a braçadeira, o parafuso cruzado deve ser reinserido e apertado. O anel de retenção de segurança, se houver, também deve ser recolocado no parafuso.
A última coisa a fazer depois de trocares as pastilhas do travão da bicicleta é remontar a braçadeira. Ela deve estar perfeitamente centralizada para que o disco seja removido uniformemente das almofadas. Agora podes reinserir os parafusos com os quais a braçadeira está presa ao garfo. No entanto, não deves apertá-los completamente ainda. Primeiro, certifica-te de que o disco está bem centralizado entre os pads.
A próxima coisa a verificares é se o disco não entra em contacto com os próprios pads. Para fazer isso, roda o pneu e presta atenção à distância entre o disco no qual a braçadeira assenta e as pastilhas de travão. Se necessário, a braçadeira pode ser ajustada. Para fazeres isso, move-os tanto quanto necessário para que o pneu gire sem contacto. Quando a braçadeira estiver na posição correta, aperta os parafusos da braçadeira no garfo. Finalmente, é importante testares os travões em pé e ao andares com a bicicleta. Isso garante que os travões estejam a funcionar corretamente.
AVISO:
Os usos descritos para o WD-40 Produto Multi-Uso foram partilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. O senso comum deve ser sempre ser aplicado aquando da utilização dos produtos WD-40. Siga sempre as instruções e tenha em atenção as advertências descritas na embalagem do produto.
© 2025 WD-40 Company.
Todos os direitos reservados