Carolina Charme
Se prevês ter a tua moto parada por um período alargado, então o melhor é prepará-la para isso. É importante teres alguns cuidados com a moto, uma vez que ficará parada na garagem por uma boa temporada e necessita da manutenção adequada para que se mantenha em ótimo estado e não surjam problemas da próxima vez que pegares nela para dares uma voltinha.
Estes conselhos servem para quando fizeres umas férias longas, para os meses de inverno em que os passeios de moto não são tão frequentes ou quando, por qualquer outro motivo, tiveres de deixar a moto parada por algum tempo.
Bomba para encher os pneus
Esponja
Água
Produtos da gama WD-40 Specialist® Moto
Para hibernar a moto, é importante começares por desconectar a bateria para evitar o consumo de energia por alguns componentes do sistema elétrico. Além disso, também é fundamental guardares a moto na garagem para que esteja num local coberto e resguardado. Assim, recomendamos que desmontes o terminal negativo (cabo preto) da bateria, uma vez que é suficiente para interromper o fluxo de corrente, não sendo necessário remover o terminal positivo (fio vermelho). Se não sabes onde está localizada a bateria, o melhor será consultares o manual do veículo.
É sobretudo quando a moto está parada durante muito tempo que os pneus tendem a perder ar. Portanto, é importante verificares a pressão recomendada pelo fabricante e colocar um pouco mais por antecipação dessa possível perda. Para a inflação, podes utilizar uma bomba de bicicleta com o adaptador de válvula para o tipo de moto (grosso).
Outra dica passa por colocares a moto de forma que os pneus fiquem no ar, sem descansar no chão. Isto faz com que os pneus não se deformem e não comprometa a segurança da próxima vez que utilizares o veículo. O suporte central da própria moto, ou os suportes das rodas, permitem que os pneus estejam livres de apoio no chão e não desgastam a suspensão. Importante também é verificar a pressão dos pneus assim que voltares a utilizar a moto diariamente.
Aproveita o tempo em casa para não descurares da manutenção da tua moto, mesmo quando fica parada muito tempo. Faz uma manutenção geral da moto e lubrifica todos os componentes do veículo, para deixares todos os acabamentos brilhantes e bem tratados. Para isto, recomendamos os produtos da gama WD-40 Specialist Moto que garantem os melhores resultados e a preservação da tua moto. Com estes cuidados terás a certeza de que a tua moto ficará bem guardada, sem correres o risco de aparecer ferrugem e outros problemas nos componentes.
Depois de feita a manutenção necessária para a moto ficar parada um longo tempo, recomendamos que a limpes para que não fique com sujidade acumulada. Como tal, aplica o spray WD-40 Specialist Moto Limpeza Total por toda a moto com a ajuda de uma esponja macia. Depois de aplicares o produto, passa a moto por água para retirares o produto totalmente. Utiliza um pano seco para secares a moto por completo.
Uma vez que a moto irá ficar parada durante muito tempo e agora que a lavaste muito bem, recomendamos tapares o veículo com um pano grande ou uma cobertura própria. Assim, a moto não acumula sujidade e terás menos trabalho a limpá-la de cada vez que fizeres a manutenção geral. Segue esta recomendação mesmo que a moto fique parada numa garagem.
AVISO:
Os usos descritos para o WD-40 Produto Multi-Uso foram partilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. O senso comum deve ser sempre ser aplicado aquando da utilização dos produtos WD-40. Siga sempre as instruções e tenha em atenção as advertências descritas na embalagem do produto.
© 2025 WD-40 Company.
Todos os direitos reservados