Carolina Charme
É importante garantires uma manutenção regular da bateria da tua bicicleta elétrica. Desta forma, manténs este elemento importante da tua bicicleta em bom funcionamento. A fonte de energia da bicicleta elétrica é uma bateria de lítio poderosa. A bateria fornece a energia necessária para o motor auxiliar na pedalada. Dependendo do fabricante da bicicleta, a bateria pode ser inserida numa caixa especial no quadro ou noutros locais, e é sempre removível, até mesmo numa bicicleta dobrável. A bateria é um componente robusto e durável e está desenhada e montada de forma a não ser facilmente atacada por fatores externos, como chuva e a lama. As baterias estão sempre equipadas com indicadores LED que permitem ver o estado de carga. Deves adotar algumas medidas para manteres a bateria em boas condições e prolongares a sua vida ao máximo.
Uma bateria de lítio de qualquer tensão ou voltagem sofre bastante com temperaturas muito baixas que reduzem drasticamente a sua capacidade. Portanto, é aconselhável não deixar as baterias paradas na bicicleta quando a temperatura cair vários graus abaixo de zero. Na estação fria, se tu não usares a bicicleta elétrica, ou a usares muito pouco, é melhor removeres a bateria da bicicleta e colocá-la num local seco, onde a temperatura não desça abaixo de 15 graus. Se estiveres a viajar de carro com a bicicleta elétrica instalada na parte externa, é melhor removeres a bateria e colocá-la no compartimento do passageiro no seu recipiente especial.
A condensação causada, por exemplo, por chuvas de verão ou uma queda rápida da temperatura pode causar alguma oxidação dos contactos elétricos que cria um obstáculo à corrente circulante, reduzindo a eficiência do sistema de propulsão. O mesmo fenómeno pode ocorrer se a tua bicicleta tiver sido lavada com muito vigor, usando uma máquina de lavar de alta pressão (altamente desaconselhada). Deverás remover sempre a bateria antes de lavares a tua bicicleta elétrica. A bateria também deve ser removida antes de engraxares as partes mecânicas. Remove a bateria para examinares os contactos e verificares se há oxidação.
Uma das etapas da manutenção da bateria da bicicleta elétrica é tratar os contactos da bateria e da bicicleta (é melhor fazeres isso periodicamente ou após uma viagem na presença de chuva ou lama) com WD-40 Specialist Limpa Contactos, que penetra rapidamente nas zonas de difícil acesso, secando rapidamente e sem deixar resíduos. O produto é excelente para restaurar a condutividade elétrica.
Para promover uma longa vida útil da bateria, mesmo quando não estiver em uso, é melhor removê-la quando ela tiver uma carga residual de cerca de metade da sua capacidade (verificando-a usando os LEDs indicadores apropriados). Na verdade, mantê-la em repouso com uma carga muito baixa pode causar uma redução nos ciclos de carga que a bateria deveria ter. Algumas baterias são equipadas com o sistema eletrónico BMS que evita danos, descarga profunda e sobrecarga em situações em que a bateria é deixada carregada por um longo período de tempo.
Carrega a bateria usando o carregador de bateria específico conectando a saída da bateria à bateria e, de seguida, à rede elétrica (nesta ordem). A duração da carga varia dependendo do tipo de bateria e da potência máxima fornecida. Assim que a bateria é carregada, as luzes LED fornecem uma confirmação visual. Se optares por comprar outra bateria (talvez mais potente), deves sempre usar o carregador original ou um modelo compatível. Dependendo do tipo de bateria e instalação, um kit de componentes é fornecido para cada modelo como guias e suportes que facilitam a instalação.
AVISO:
Os usos descritos para o WD-40 Produto Multi-Uso foram partilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. O senso comum deve ser sempre ser aplicado aquando da utilização dos produtos WD-40. Siga sempre as instruções e tenha em atenção as advertências descritas na embalagem do produto.
© 2025 WD-40 Company.
Todos os direitos reservados