Carolina Charme
As duas ferramentas mais comuns em qualquer oficina são o berbequim e a serra tico-tico, uma vez que possibilitam um número considerável de trabalhos.
A elevada frequência na utilização destas ferramentas é a principal causa de alguns defeitos de funcionamento. Estes podem ser causados por vários tipos de poeira e aparas de diferentes materiais que caem entre os mecanismos, criando diferentes formas de degradação. Por isso, é essencial realizar uma manutenção regular que os mantenha sempre perfeitamente eficientes.
À primeira vez, o componente com maior risco é o fuso uma vez que se suja com muita facilidade, especialmente na perfuração de tijolos, pedra e betão.
As pinças deslizantes no interior do fuso, que lhe permitem apertar a haste e outros acessórios, devem ser totalmente libertadas dos resíduos de maquinaria. Primeiro, deves utilizar um aspirador e uma escova para remover as peças maiores. Logo de seguida lubrifica com WD-40 Produto Multi-Uso. Aplica com abundância dentro do fuso enquanto o seguras com a ponta para cima.
Aperta no próprio eixo, move as pinças e, em seguida, vira-as para ajudar a sujidade a sair. Uma segunda aplicação do produto limpa bem o mecanismo interno e torna-o mais funcional. Certifica-te sempre de que o cabo de alimentação, especialmente na etapa final, está na direção da broca, sem quebras ou incisões perigosas no cabo. Por fim, se encontrares alguma coisa, repara a ferramenta.
Se o botão do interruptor resistir à pressão, pulveriza uma pequena quantidade de produto no espaço circundante e elimina qualquer material que se tenha infiltrado. Aspira uma última vez. Em seguida, passa um pano de microfibras humedecido com WD-40 Produto Multi-Uso sobre toda a ferramenta para terminar o trabalho.
As serras tico-tico sofrem dos mesmos problemas que os berbequins, mas a área crítica desta ferramenta é o acessório da lâmina. Em geral, o acessório consiste numa pinça localizada na extremidade externa do eixo que executa os traçados para cima.
Desaperta os parafusos, retira a lâmina, limpa-a com uma escova e aspira antes de pulverizar o WD-40. Em seguida, limpa o tubo de sopro de ar para manteres a área de corte limpa. Dessa forma, limpa também qualquer projetor laser que faça uma linha visível durante o trabalho. Em seguida, faz a mesma manutenção acima indicada para o berbequim.
AVISO:
Os usos descritos para o WD-40 Produto Multi-Uso foram partilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. O senso comum deve ser sempre ser aplicado aquando da utilização dos produtos WD-40. Siga sempre as instruções e tenha em atenção as advertências descritas na embalagem do produto.
© 2025 WD-40 Company.
Todos os direitos reservados