Carolina Charme
Em primeiro lugar, lavar o motor da moto é uma tarefa que deve ser realizada regularmente, não só pela componente visual, mas, principalmente, para otimizar o desempenho do motor. Com o passo a passo que se segue, poderás facilmente fazê-lo em casa, sem gastar muito dinheiro e com a certeza que fica a brilhar.
É importante diferenciar bem o que é o motor de uma moto do sistema ou motor de arranque da mesma. Há uma diferença significativa entre o motor e o motor de arranque numa moto:
Em resumo, o motor da moto é o coração que impulsiona a moto enquanto esta está em andamento, enquanto que o motor de arranque é um dispositivo auxiliar utilizado apenas para iniciar o funcionamento do motor principal.
Em primeiro lugar, antes de iniciares qualquer tarefa deves desconectar a bateria. Após garantires que as baterias estão desligadas, podes retirar o motor de arranque e desmontá-lo.
Normalmente o compartimento do motor de arranque sai com facilidade. Porém, se tiveres dificuldades, podes utilizar o spray WD-40® Produto Multi-Uso, uma vez que, graças à sua fórmula, ajuda a soltar as peças com mais facilidade. Além disso, podes usar o mesmo produto para limpar o compartimento, com a ajuda de um pano. Dessa forma, irás ver que toda a gordura e sujidade acumuladas vão desaparecer.
Esta é a área que acumula mais sujidade e apresenta um maior risco de ficar com ferrugem. Nesta etapa, recomendamos o WD-40 Specialist® Desengordurante. Assim, vais eliminar rapidamente a sujidade, reduzir o desgaste e prolongar a vida da caixa de velocidades.
Nesse sentido, vais aplicar o produto na superfície a seco e deixar atuar por uns segundos. Por fim, limpa o excesso e resíduos com um pano limpo.
Antes de começares a lavagem do motor da tua moto, é necessário aguardares que o mesmo fique frio. Isto por questões de segurança.
Em algumas motos, o motor encontra-se à vista e nesses casos não é necessário fazer este passo. No entanto, existem outras motos nas quais é necessário retirar a carenagem para poderes chegar ao motor.
Caso não te sintas apto contacta um profissional
Dessa forma, desmonta a carenagem antes de começares a limpeza. Logo depois, existem elementos na tua moto como a vela do motor, a bobina de ignição e outras partes sensíveis que deves proteger. Por fim, usa os plásticos e a fita adesiva para fazer essa proteção e evitar que se molhem.
Agora sim, está tudo pronto para lavar o motor da moto. Aplica o spray WD-40 Specialist® Moto Limpeza Total. Em seguida deixa que o produto atue durante 5 minutos. O WD-40 vai libertar toda a sujidade acumulada no motor.
Depois de aguardares 5 minutos esfrega, com a ajuda de uma escova pequena as áreas com maior sujidade e onde é mais difícil de remover os resíduos. Depois, utiliza uma mangueira e, não com muita pressão, enxagua o motor da moto com água corrente. Se vires que ainda existem partes com sujidade, passa novamente a escova e usa a mangueira.
Usa um pano seco para retirares o excesso de humidade. Deixa secar completamente o motor antes de voltares a usar a moto. É fulcral que a moto esteja bem seca antes de a voltares a usar. Agora, podes retirar também os plásticos e a fita adesiva de proteção dos componentes elétricos.
AVISO:
Os usos descritos para o WD-40 Produto Multi-Uso foram partilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. O senso comum deve ser sempre ser aplicado aquando da utilização dos produtos WD-40. Siga sempre as instruções e tenha em atenção as advertências descritas na embalagem do produto.
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