Carolina Charme
Como temos vindo a alertar, a manutenção da tua viatura é muito importante para a vida útil da mesma e para a tua segurança na estrada. E quando falamos de manutenção, falamos em vários pormenores e não apenas nos travões, calços ou no motor. Tudo é importante. Os óleos não deixam de o ser, seja o óleo do carro, o óleo de motor ou até mesmo o óleo da embraiagem. Hoje vamos focar-nos em como verificar o nível do óleo do carro, mesmo evitando uma ida ao mecânico.
Em primeiro lugar, antes de fazeres seja o que for, confirma que o motor está frio. Não deves ver o nível do óleo com o motor quente. Portanto, convém que o faças ao início do dia ou depois do carro estar parado umas horas.
Outra coisa importante é saberes de quantos em quantos quilómetros deves mudar o óleo do carro. Tens duas formas de saber: perguntando ao teu mecânico ou consultando o manual do carro. A frequência varia consoante o tipo de óleo, o próprio carro, a utilização que fazes, etc.
Em seguida, abre o capot, localiza a vareta do nível do óleo e limpa-a com um pano.
Agora que está limpa coloca-a novamente no nível do óleo e volta a retirá-la para veres onde está o nível do óleo.
Por fim, depois de veres o nível, volta a colocar a vareta no nível. Se o nível estiver entre os limites da vareta, então está a funcionar normalmente. Se o nível estiver abaixo do limite, então deves fazer a troca do óleo. Se estiveres com dificuldade em desapertares o bujão para retirares o óleo, aplica o spray WD-40® Produto Multi-Uso no próprio bujão para o poderes rodar e retirar.
Também podes fazê-lo junto do teu mecânico e tentar perceber porque tinha pouco óleo.
AVISO:
Os usos descritos para o WD-40 Produto Multi-Uso foram partilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. O senso comum deve ser sempre ser aplicado aquando da utilização dos produtos WD-40. Siga sempre as instruções e tenha em atenção as advertências descritas na embalagem do produto.
© 2025 WD-40 Company.
Todos os direitos reservados