Carolina Charme
Primeiramente, podemos verificar vários motivos pelos quais precisas de substituir o cabo do travão da tua bicicleta. Constantemente verificamos que a causa é o desgaste ou quebra. Os cabos do travão da bicicleta são feitos de tranças de aço e são muito resistentes. Há um terminal de metal numa extremidade, que pode ser esférico ou cilíndrico, que permite que o cabo se conecte firmemente à alavanca do travão. O cabo está sujeito a uma tensão considerável e, mais cedo ou mais tarde, pode apresentar sinais de desgaste.
Acima de tudo os cabos normalmente desgastam-se perto da braçadeira que os conecta aos travões, ou no terminal. Bem como os cabos do travão podem também apresentar desgaste ou quebrar ao longo do caminho na bainha. Um dos problemas frequentes que encontramos em bicicletas é a falta de uso e o mau armazenamento. Simultaneamente é verificado que os cabos de travão e bainhas não são secos e lubrificados corretamente. Nestes casos, pode ocorrer oxidação no interior da bainha: o cabo desliza mal, a travagem fica “pastosa” e a alavanca é difícil de manusear. Desta forma, os cabos devem ser substituídos e, às vezes, as bainhas também.
As bicicletas cujo sistema de freio é feito de cabos de aço (e, portanto, não hidráulicos), podem ter três tipos de travão:
Atenção, isto não acarreta diferenças do ponto de vista da substituição do cabo do travão da bicicleta, embora os tipos de conexões ao travão sejam diferentes. Portanto os tipos de reguladores próximos à alavanca ou travão (ou ambos) também podem ser diferentes.
Antes de tudo, o primeiro passo é ceder a braçadeira do travão. Nas versões compasso de calibre ou V-Brake, a braçadeira está no travão real. Enquanto a versão de travão cantilever é “flutuante” e consiste na braçadeira mais o arco que recebe um segundo cabo que opera as duas almofadas de mola. Assim, uma vez que o cabo foi removido da braçadeira, a alavanca do travão pode ser removida e o terminal é exposto. Nesse sentido, girando o regulador na alavanca e o seu anel de travamento de forma que as suas ranhuras fiquem alinhadas, a parte do cabo pode ser removida com o terminal e aí o cabo pode ser completamente removido da bainha.
Depois de examinar a bainha e verificar se não há problemas, podes inserir o novo cabo. Ao fazer isso, sugerimos a aplicação de uma quantidade generosa de WD-40 Specialist Lubrificante Seco PTFE ao longo do cabo, que fornece excelente lubrificação e proteção. A aplicação de WD-40 reduz o atrito do cabo dentro da bainha e é ideal para componentes ou mecanismos expostos à água.
Quando o cabo é inserido na bainha, coloca a parte com o terminal no local apropriado da alavanca do travão e, de seguida, gira o regulador e a porca de anel numa posição de modo a que as duas ranhuras não coincidam, para evitar que o cabo do travão saia. De seguida, certifica-te também de posicionar a cabeça da bainha contra os reguladores de alavanca e travão.
O cabo do travão da bicicleta sai da parte inferior da bainha. A parte final (voltada para o travão) pode ter um tubo metálico curvo que o conecta ao próprio travão para que o cabo não exerça muita fricção dentro da própria bainha. O cabo deve ser inserido na braçadeira do travão (previamente alargada). Antes de apertar a braçadeira, os dois calços devem ser apertados entre si, aproximando-os do aro. De seguida mantém o travão nesta posição, aperta a braçadeira de parafuso, travando assim o cabo. Depois de fazeres isso, corta o cabo 3-4 cm a jusante da braçadeira. Certifica-te se usas um bom cortador que corte com um golpe seco e preciso para evitar o desgaste da trança de aço.
Insere a extremidade metálica especial na extremidade cortada do cabo, que deve então ser levemente deformada, e aperta com uma braçadeira para evitar que escorregue. Depois de terminar, verifica girando o pneu suspenso (de preferência com a bicicleta num suporte), verificando tanto a travagem quanto a distância das pastilhas ao aro. Se necessário, ajusta o posicionamento (diferente dependendo do tipo de travão da bicicleta).
AVISO:
Os usos descritos para o WD-40 Produto Multi-Uso foram partilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. O senso comum deve ser sempre ser aplicado aquando da utilização dos produtos WD-40. Siga sempre as instruções e tenha em atenção as advertências descritas na embalagem do produto.
© 2025 WD-40 Company.
Todos os direitos reservados