Carolina Charme
Uma boa viagem não passa apenas por conforto e boas vistas. Passa também por segurança. E esse pormenor fica salvaguardado, por exemplo, sempre que o teu carro tem as pastilhas de travão em bom funcionamento. Existem carros com um sensor que permite avisar o condutor que está na hora de as mudar. Quando isso não acontece, temos que estar atentos aos sinais que o carro nos dá, ou contabilizar os quilómetros. Se pretenderes substituir as pastilhas de travão do teu carro, tens neste artigo todos os passos para te orientares. Geralmente, quando são substituídas as pastilhas de travão do pneu, também é necessário substituir as pastilhas do pneu.
Em primeiro lugar vais subir um pouco o carro para poderes trabalhar à vontade. Podes usar um macaco para elevar cada zona de cada roda. Depois de elevares o carro com o macaco, é conveniente que uses algum suporte ou até camadas de madeira para que tenhas a certeza de que não existe risco de o carro baixar.
Depois de retirares o pneu, vê a pinça de travão. Antes de retirares as pinças e as pastilhas, abre o capô e a tampa do reservatório do óleo de travão para aliviares a pressão.
Primeiro vais mexer na pinça do travão. Esta pinça tem o sistema de travagem, as ligações ABS e o sensor de consumo. Separa os dois cabos e desconecta os conectores específicos. Em seguida, tira força aos dois parafusos (pinos ou outro sistema de travagem que possa ter) que bloqueiam a pinça do travão.
Para isso, usa o spray WD-40 Specialiast Penetrante Ação Rápida para ajudar. Em certos carros, terás que tirar também uma mola. Para substituíres as pastilhas de travão, retira a pinça, deixando-a conectada à linha de óleo. Caso seja necessário, usa o spray WD-40 Specialist Motorbike Limpa Travões e seca-o.
Agora podes retirar as pastilhas do travão. Podes ter a ajuda de uma ferramenta própria para o fazer ou então usa um alicate. Podes empurrar o rola-mento e a pinça ao mesmo tempo. Limpa-o com o WD-40 Specialist Motorbike Limpa Travões e seca-o com um pano e papel absorvente.
Em seguida, vais precisar de ter duas pastilhas de travão iguais às que estás a substituir. Coloca as pastilhas na pinça. Precisas de encaixar corretamente, da mesma forma que estavam as anteriores.
Depois de substituíres as pastilhas do travão, vais colocar a pinça na posição correta no disco. Liga os cabos novamente aos conetores do sensor e do ABS. Assim que tudo esteja no seu devido lugar, coloca os parafusos ou pinos. Agora, podes montar novamente a roda e retirar os suportes para que o carro pouse no chão.
Fecha o reservatório do óleo de travão. Liga o carro e pressiona o pedal do travão várias vezes. Em seguida, desliga o motor e verifica o nível do óleo. Se for necessário, acrescenta óleo. Para confirmares se tudo está bem, sai com o carro e conduz alguns metros, fazendo suaves travagens. Por fim, durante os primeiros 100/150 quilómetros de condução, evita fazeres travagens bruscas.
AVISO:
Os usos descritos para o WD-40 Produto Multi-Uso foram partilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. O senso comum deve ser sempre ser aplicado aquando da utilização dos produtos WD-40. Siga sempre as instruções e tenha em atenção as advertências descritas na embalagem do produto.
© 2025 WD-40 Company.
Todos os direitos reservados