Carolina Charme
Primeiramente, limpa a serra circular por completo após a utilização. Além disso, lubrifica as partes móveis da máquina. A estrutura da serra circular, tem um suporte de carga no interior. Nesse sentido, é no suporte de carga interior que está instalado um motor elétrico. Esse motor aciona a lâmina em rotação rápida. A estrutura pode ser constituída por uma bancada sem pernas de apoio. Bem como, pode ser fixa a uma bancada ou com pernas de apoio integradas que tornam a máquina totalmente independente.
Antes de limpar e manusear a serra circular é importante que entendas o seu funcionamento. O acionamento da lâmina é geralmente “direto” na ligação ao motor. Mas algumas serras têm roldanas e um cinto de rotação. Verifica como é a lâmina da tua serra circular. Existe a possibilidade de ajustar em altura a lâmina que sai do plano. Para ajustar a altura basta mover uma alavanca. Da mesma forma, a lâmina também pode ser inclinada, geralmente até 45 graus para cortes de bisel. Normalmente a serra circular tem uma tampa de proteção, que oferece uma maior segurança quando a utilizas. Acima de tudo, a tampa de proteção por cima da lâmina impede a pessoa de se aproximar da parte superior. O plano superior tem um guia paralelo à lâmina, que permite fazer cortes perfeitamente retos. Assim, não te esqueças que o interruptor de arranque está inserido no corpo da máquina.
No final de qualquer trabalho, deves fazer sempre a limpeza da tua máquina. Dessa forma removes o pó e/ou lascas produzidas enquanto a serra circular estava a ser utilizada. Em primeiro lugar, usa uma escova para remover as partes maiores. Em seguida, um aspirador com boa potência e um bocal estreito para caber em espaços mais pequenos. Podes também utilizar uma pistola de ar comprimido, contudo deverás ter cuidado uma vez que esta operação pode fazer com que o resíduo se espalhe ainda mais nos mecanismos da serra.
Algumas serras circulares podem ser ligadas a um aspirador. O aspirador vai remover o pó durante o corte. Dessa forma, o depósito de recolha ou saco, também deve ser esvaziado. Tendo em conta a frequência de utilização, a serra deve ser aberta periodicamente. A abertura da serra é geralmente feita virando-a de cabeça para baixo e removendo a grelha de base para aspirar o interior. É importante que removas os revestimentos da lâmina para aceder ao corpo e fazer a limpeza necessária.
Existem várias partes móveis numa serra circular que devem ser devidamente lubrificadas após a remoção de todas as lascas e poeiras. Para fazeres a lubrificação aconselhamos a utilização de WD-40 Specialist Lubrificante Seco PTFE.
Em primeiro lugar, utiliza este produto WD-40 para lubrificar. Aplica nas ranhuras deslizantes das guias laterais, presentes acima ou no lado da superfície de trabalho e do sistema de rodas ou alavancas. Permite levantar ou baixar a lâmina em relação à mesa. O mecanismo de deslizamento do carrinho de serra lateral, se existir, também deve ser lubrificado. Contudo, presta especial atenção à limpeza e posterior lubrificação do sistema de inclinação da lâmina. Normalmente é operado com uma alavanca. Posteriormente, lubrifica os orifícios deslizantes de quaisquer superfícies extensíveis.
Se a estrutura da serra permitir, acede ao interior da máquina. Faz uma lubrificação após teres limpo todos os resíduos. Primeiro, trata o mecanismo de elevação da lâmina, que normalmente tem parafusos de rosca. Esta é uma parte muito delicada que deve ser limpa e lubrificada com muito cuidado. Lubrifica o sistema de acionamento de movimento que roda o eixo da lâmina com WD-40 Producto Multi-Uso Dupla Ação.
Retira a lâmina rodando a porca de bloqueio, para lubrificar o eixo e remover quaisquer sinais de madeira queimada ou resina do corpo da lâmina, utilizando o WD-40 Specialist Lubrificante Seco PTFE e um pano seco. Em seguida, verifica os dentes da lâmina um a um para certificar que nenhum está partido. Se os dentes da lâmina estiverem danificados, a mesma deve ser substituída. Assim, verifica imediatamente a cunha do separador de corte atrás da lâmina. Certifica-te que está perpendicular à superfície de trabalho e no mesmo plano que a lâmina.
Por fim, ao montar a lâmina, utiliza um goniómetro digital. Verifica se o ângulo em relação à superfície de trabalho é exatamente o indicado. Vê a escala graduada, situada abaixo da bancada. As melhores serras circulares têm um mecanismo micrométrico com o qual esta inclinação pode ser ajustada.
AVISO:
Os usos descritos para o WD-40 Produto Multi-Uso foram partilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. O senso comum deve ser sempre ser aplicado aquando da utilização dos produtos WD-40. Siga sempre as instruções e tenha em atenção as advertências descritas na embalagem do produto.
© 2025 WD-40 Company.
Todos os direitos reservados