Carolina Charme
Em primeiro lugar, imprescindível limpar o carburador de uma moto. Portanto faz a limpeza se a moto não estiver a funcionar bem. Assim, podes também fazer a limpeza do carburador depois de um certo número de quilómetros e no início da época de utilização. O carburador de uma moto é o centro nervoso em torno do qual giram todos os outros elementos. Logo é um componente muito sofisticado composto por muitas partes que têm funções diferentes e fundamentais.Podes ter que ajustar algumas peças de diferentes maneiras. Dessa forma, ao ajustares as peças vais fazer alterações na relação ar / combustível ou alterar o funcionamento do motor. Assim como cada fabricante de motos instala diferentes tipos de carburadores nos seus modelos.
Atenção, os carburadores podem ser muito diferentes uns dos outros, embora compartilhem o mesmo princípio de operação. Faz a manutenção e limpeza de rotina do carburador, sempre com atenção para que não causes problemas na tua moto. Bem como podes calibrar mal os jatos e entradas de ar ou configurar incorretamente a marcha lenta, máxima, etc. Dessa forma, para não causares nenhum dano à tua moto, aconselhamos que consultes o manual de manutenção e uso da moto e do carburador.
Primeiramente, vamos limpar a moto. Dependendo do formato do corpo da moto, muitas vezes é necessário remover as tampas de proteção para alcançar o carburador e fazê-lo funcionar corretamente. Contudo, antes de limpares o carburador da moto, deves lavar bem a moto. Lava bem a moto para evitar que lama, areia e resíduos de asfalto entrem no carburador e causem sérios danos.
Usa o WD-40 Specialist® Moto Limpeza Total, para eliminares rapidamente a sujidade. Depois de a lavares, faz uma secagem completa. Quando chegar o momento de teres acesso ao carburador, podes ter que remover as tampas de proteção, mas isso vai depender do corpo da moto.
O carburador é conectado à cabeça do pistão, ao filtro de ar, ao coletor de admissão e às mangueiras de combustível do tanque. Nesse sentido, limpa o carburador da moto, desaperta primeiro os parafusos (ou outros sistemas) que bloqueiam o filtro de ar que vais remover. Avalia cuidadosamente o filtro (de várias formas e estruturas). Alguns podem ser lavados ou soprados, outros não. Portanto verifica se o filtro se encontra em mau estado e faz a substituição.
As mangueiras de combustível estão firmemente conectadas ao carburador por meio de uma braçadeira de metal ou plástico. Logo depois de fechares a válvula de abastecimento na saída do tanque, usa o alicate para pressionar as linguetas das braçadeiras.
O carburador é conectado ao motor por diferentes sistemas. Um dos sistemas mais comuns é uma manga curta sintética ou de borracha inserida na saída do carburador. A manga irá estar conectada à boca do cabeçote do motor, onde é presa por uma faixa de metal. Ao desapertá-lo, o carburador pode ser desconectado. Em alguns casos, ele é preso à cabeça do cilindro por meio de prisioneiros. Se houver pinos, algumas borrifadas do WD-40® Produto Multi-Uso Dupla Ação ajudarão a soltá-los. Dessa forma, o carburador pode agora ser extraído de sua localização.
O carburador é conectado ao motor por diferentes sistemas. Um dos sistemas mais comuns é uma manga curta sintética ou de borracha inserida na saída do carburador. A manga irá estar conectada à boca do cabeçote do motor, onde é presa por uma faixa de metal. Ao desapertá-lo, o carburador pode ser desconectado. Em alguns casos, ele é preso à cabeça do cilindro por meio de prisioneiros. Se houver pinos, algumas borrifadas do WD-40 Produto Multi-Uso ajudarão a soltá-los. Dessa forma, o carburador pode agora ser extraído de sua localização.
Antes de tudo, a primeira coisa a verificar antes de limpar o carburador da tua moto é o estado das juntas. A da conexão com o cilindro e aquela (se houver) interposta entre o carburador e o filtro de ar. Atenção, a integridade e funcionalidade são muito importantes, pois rasgos, inchaço ou quebra podem causar mau funcionamento ou mesmo parar o motor. De seguida, retira o tanque de gasolina desapertando o parafuso central inferior que o fixa.
Frequentemente o fundo do tanque encontra-se obstruído com depósitos e incrustações. Agora com o flutuador claramente visível, podes remover o pequeno pino de aço no qual ele gira e também removendo o pino conectado ao flutuador. Verifica também a vedação do tanque, que muitas vezes precisa ser substituída. tiliza WD-40 Specialist® Desengordurante que elimina todas as impurezas.
O carburador é equipado com agulhas, jatos principais e inativos, injetores de bomba e aceleradores. Se não tens habilidades específicas para fazer isso, deixa-os no lugar e sopra ar comprimido nos orifícios. Eventualmente se tiveres mais experiência para limpar o carburador da tua moto, desmonta-o e limpa-o com o WD-40 Specialist® Desengordurante e um soprador. Dessa forma, o corpo do carburador também pode ser submerso no WD-40® Produto Multi-Uso.
Agora que limpaste o carburador da tua moto, seca-o com cuidado e volta a montar. Coloca cada componente de volta no seu lugar e, de seguida, executa as operações acima na ordem inversa.
AVISO:
Os usos descritos para o WD-40 Produto Multi-Uso foram partilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. O senso comum deve ser sempre ser aplicado aquando da utilização dos produtos WD-40. Siga sempre as instruções e tenha em atenção as advertências descritas na embalagem do produto.
© 2025 WD-40 Company.
Todos os direitos reservados