Carolina Charme
A corrente da bicicleta é um dos componentes mais importantes da mesma. Portanto, é importante limpares adequadamente a corrente da tua bicicleta de montanha. Para limpares completamente a corrente, é aconselhável desmontá-la. Embora o processo seja mais complexo se a corrente for desmontada, permite uma limpeza precisa e completa. Terás que desmontar os pedais, abrir a corrente e removê-los. Para fazer isso, também é necessário remover a roda traseira para teres acesso à cassete. Tens à tua disposição produtos que te vão permitir fazer uma excelente limpeza como é o caso do spray WD-40 Specialist Bike Desengordurante.
Antes de começares a limpar a corrente da tua bicicleta de montanha, precisas de a desmontar.
Se a corrente tiver um elo rápido, a desmontagem é muito fácil, pois apenas precisas de remover esse elo. Para isso, recomendamos o uso de um alicate especial como aquele que podes ver no vídeo a seguir.
Se a corrente não tiver um elo rápido, vais precisar de usar um quebra-corrente para remover um dos elos. Uma vez removida, recomendamos-te o uso de um elo rápido, pois isso facilitará no futuro a desmontagem e montagem da corrente.
Para remover a roda traseira, desaperta o parafuso do lado sem acionares o que prende a roda ao quadro. Agora podes remover a haste que passa pelo centro dos raios.
O próximo passo e também usando uma chave Allen, solta a alavanca de mudanças do outro lado da rack. Usa o extrator de cassete para soltar e remover a cassete, que está apoiada nos raios da roda traseira.
Depois de removeres a cassete, podes desmontá-la e colocá-la dentro de um recipiente plástico com água e sabão. Em seguida, faz o mesmo com a corrente removida anteriormente. Se a corrente estiver muito suja, ela pode ser mergulhada numa quantidade suficiente de produto para limpar a corrente e deixá-la de molho.
Para uma limpeza rápida e eficaz, recomendamos pulverizares todos os componentes com o desengordurante de correntes WD-40 Specialist Bike Desengordurante e deixá-lo de molho por um tempo.
Isso também inclui a parte traseira da cassete, que é difícil de inserir. Para ambos os procedimentos, uma escova pode ajudar a limpar completamente os componentes. Podes então enxaguar todos os componentes com água limpa e secá-los com um pano.
Depois de limpares a corrente da tua bicicleta, é o momento de colocares tudo nos seus devidos lugares. Ao montar todos os componentes, basta fazê-lo na ordem inversa.
Agora tudo deve estar de volta ao lugar de origem e brilhar como se a bicicleta de montanha tivesse acabado de sair da loja. Depois de limpares a corrente e a transmissão, falta apenas um último passo: lubrificares a corrente. Para a lubrificação pós-limpeza da corrente da bicicleta, diferentes óleos de corrente são adequados.
Por fim, aplica o WD-40 Specialist Bike Lubrificante Correntes Tota.
AVISO:
Os usos descritos para o WD-40 Produto Multi-Uso foram partilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. O senso comum deve ser sempre ser aplicado aquando da utilização dos produtos WD-40. Siga sempre as instruções e tenha em atenção as advertências descritas na embalagem do produto.
© 2025 WD-40 Company.
Todos os direitos reservados