Carolina Charme
As bicicletas de montanha podem ser equipadas com travões mecânicos (com o clássico cabo de aço que aciona as pastilhas de travão) ou travões hidráulicos em que as alavancas de controlo, ao invés de exercerem tração com um cabo, atuam sobre uma pequena bomba que pressuriza o óleo no circuito de travagem. O óleo exerce a mesma pressão nos pistões contidos na pinça do travão, que a transfere para as pastilhas que realizam a travagem.
Os dois sistemas são válidos, mas os sistemas hidráulicos são os preferidos pelos entusiastas da bicicleta de montanha porque respondem de forma particularmente rápida, são confiáveis e oferecem excelente modulação do controlo da força de travagem. Naturalmente, eles também precisam de manutenção, que envolve basicamente fazer duas coisas: substituir as pastilhas e repor o fluido do travão que se degrada com o uso intenso dos travões. Além disso, formam-se bolhas de ar no circuito que reduzem o efeito de travagem. A utilização de dois produtos da gama WD-40® vai facilitar toda a manutenção.
Em primeiro lugar, a bicicleta deve ser colocada sobre um cavalete que a mantenha estável e corretamente inclinada, conforme o circuito de travagem seja à frente ou atrás. Um ângulo reto mantém o tubo do circuito o mais vertical possível, facilitando a ejeção das bolhas de ar. Solta a alavanca do travão e move-a para a posição horizontal, juntamente com o pequeno tanque de óleo ao qual está conectada.
Solta a pinça de travagem e desconecta-a do quadro. As pastilhas devem ser removidas e inserido um “bleed-block” dentro da pinça, basicamente um espaçador de plástico que mantém os pistões pressionados para fora e bem travados. Em seguida, solta e remove os dois parafusos de purga presentes na pinça e no bloco da alavanca do travão. Podes usar o spray WD-40® Produto Multi-Uso Flexível para qualquer uma dessas etapas se houver alguma resistência dos parafusos.
Insere os tubos com a conexão feita nas duas seringas, retirando o êmbolo de uma delas. Aparafusa-o (através do tubo e do encaixe do parafuso) no orifício de sangria da alavanca do travão. Com a seringa equipada com um êmbolo, aspira o novo óleo para o sistema de travões, enchendo-o até três quartos. Em seguida, aparafusa este tubo de purga na pinça de travão. Em vez de uma seringa sem êmbolo, alguns modelos de travões possuem um copo especial que é aparafusado no orifício de drenagem da alavanca do travão.
Após desapertares (1/4 de volta) a “torneira” da sangria da pinça, pressiona lentamente o êmbolo da seringa com o óleo novo, conectado à pinça do travão, para injetá-lo no circuito de travagem. À medida que o novo óleo é inserido, o óleo esgotado dentro do circuito de travagem é ejetado da purga presente no bloco da alavanca do travão e enche a seringa superior (que deve ser mantida na vertical). Se o copo estiver presente, ele vai encher-se.
Durante a injeção do óleo, ou no final da operação, sugerimos bater levemente na mangueira do sistema de travões para facilitar a subida de eventuais bolhas de ar presas no interior. Um sistema ainda mais eficaz é injetar uma pequena quantidade de óleo na seringa superior e, antes de começares a injetar o óleo com a inferior, retirar um pouco de óleo do circuito empurrando o êmbolo desta. Com este sistema, o ar do circuito será aspirado e libertado na seringa inferior.
Quando o óleo novo tiver substituído o óleo esgotado (que foi retirado na seringa ou copo superior), ambos os tubos de drenagem são desconectados e as aberturas da sede de drenagem são fechadas com os parafusos que removeste anteriormente. Tem cuidado para não derramares óleo na bicicleta e travões durante esta operação. Assim, para evitares isso mesmo, a seringa superior é retirada após obstruir o tubo de conexão com um clipe elástico, enquanto a inferior é retirada após fechares a “torneira” do orifício inicial.
Por fim, a pinça de travão libertada do bloco de sangria deve ser reposicionada e equipada com pastilhas a serem fixadas com o parafuso de travamento transversal. O bloco da alavanca do travão deve ser recolocado na posição correta. Aciona a alavanca do travão algumas vezes para verificar se está a funcionar bem. Se durante o processo cair alguma gota de óleo na bicicleta, podes removê-la com a aplicação do WD-40 Specialist Bike Limpeza Total, que elimina resíduos líquidos, sujidade e óleo.
AVISO:
Os usos descritos para o WD-40 Produto Multi-Uso foram partilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. O senso comum deve ser sempre ser aplicado aquando da utilização dos produtos WD-40. Siga sempre as instruções e tenha em atenção as advertências descritas na embalagem do produto.
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