Carolina Charme
Andar de moto no inverno impõe vários desafios. Há o frio, claro, ainda mais intenso a alta velocidade, mas as condições climatéricas adversas fazem-se sentir também na visibilidade ou na aderência dos pneus à estrada. Se queres conduzir a tua moto em segurança durante os meses mais frios, o senso comum será o teu melhor amigo, mas trazemos-te algumas dicas práticas para reduzires os riscos sem abdicares das aventuras em duas rodas.
WD-40 Specialist®® Moto Massa para Correntes Ambiente Húmido
Esponja macia
Escova de dentes velha
Pano de microfibras
Durante os meses de inverno, o sal é usado nas estradas para impedir a formação de gelo e neve. Contudo, esse mesmo sal dissolve-se em água e provoca a corrosão dos veículos. Assim, para impedires que a tua moto enferruje, lava-a com água fria depois de cada viagem, aplicando de seguida WD-40 Specialist Moto Limpeza Total. Em seguida, só tens de limpar as superfícies com uma esponja e passá-las mais uma vez por água – vão ficar a brilhar!
Nas temperaturas mais frias, os pneus de verão veem o seu desempenho reduzido. Em Portugal não é obrigatório conduzir com pneus de inverno, mas os pneus de todas as estações são uma solução eficaz e cada vez mais popular, garantindo um desempenho estável até perante a chuva ou o granizo. Importa, acima de tudo, verificares que os teus pneus não estão carecas.
Com o tempo frio, os pneus da moto (sejam de que tipo forem) perdem a pressão mais rapidamente. Antes de tudo, verifica regularmente que não estás a conduzir abaixo da pressão indicada – não só porque a pressão baixa desgasta mais rapidamente os pneus, mas também porque provoca o seu sobreaquecimento, pondo em risco a tua segurança.
A corrente é uma das partes da moto mais vulnerável à sujidade, bem como ao sal e à ferrugem. Assim, para garantir a longevidade da corrente, começa por lavá-la: aplica WD-40 Specialist® Moto Limpa Correntes e esfrega o produto com uma escova de três lados/cabeças. Depois de garantires que está seca, utiliza WD-40 Specialist® Moto Massa para Correntes Ambiente Húmido para lubrificares a corrente e a protegeres contra a corrosão. Deixa secar e retira o excesso de lubrificante com a ajuda de um pano.
Mesmo o mais aventureiro dos motociclistas sabe parar perante situações de perigo iminente. Se o inverno estiver a ser especialmente duro, podes optar por guardar a moto na garagem durante algumas semanas – mas não sem cuidados prévios. Assim, começa por lavar a moto, como descrito no ponto 1, e completa a rotina de limpeza com WD-40 Specialist Moto Cera e Polimento. Além de proporcionar um acabamento brilhante, o produto também repele a água, assegurando que a moto chega em ótimas condições à primavera. Por fim, só tens de guardar a moto num sítio seco, com uma cobertura apropriada, e aguardar até poderes andar de moto novamente em segurança.
AVISO:
Os usos descritos para o WD-40 Produto Multi-Uso foram partilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. O senso comum deve ser sempre ser aplicado aquando da utilização dos produtos WD-40. Siga sempre as instruções e tenha em atenção as advertências descritas na embalagem do produto.
© 2025 WD-40 Company.
Todos os direitos reservados