Carolina Charme
Não há nada mais saudável do que fazer um passeio de bicicleta. É frustrante quando saímos para desfrutar de um passeio e a bicicleta não está a funcionar corretamente. Por isso, queremos ajudar-te a ajustar as mudanças da bicicleta quando surge um problema. E para que uma caixa de mudanças esteja em perfeitas condições, há que ter a certeza de que as mudanças e a cassete são trocadas de forma suave e precisa.
Um dos problemas mais frequentes é o mau funcionamento das mudanças e a passagem de uma roda dentada para a outra. Podes tentar corrigir esse problema, para isso basta ajustar a tensão do cabo. Outros problemas comuns são o aparecimento de ruídos ao trocar uma mudança, ganchos saltos de duas rodas dentadas, entre outros. Por fim, pode também acontecer que a corrente se solte.
Em primeiro lugar, é conveniente que coloques a bicicleta alta e bem apoiada. Dessa forma vais poder trabalhar confortavelmente e movimentar os pedais enquanto trabalhas.
Se as roldanas não estiverem perfeitamente verticais com a roda dentada engatada, é a primeira coisa que deves resolver. Ou seja, verifica esta questão inicialmente. Confirma também os dentes da roldana e se estão em bom estado. Tem atenção nenhum dente da roldana deve estar danificado ou apresentar algum problema. Uma vez que esta parte tenha sido revista, podes continuar a ajustar a caixa das mudanças da bicicleta.
Primeiramente para ajustares o cabo tens de verificar o problema das rodas dentadas. Ou seja, se o problema surge ao subir para as rodas dentadas maiores, regula a tensão do cabo. Caso o problema ocorra ao descer para rodas dentadas menores, tens de folgá-lo. Se isso não for suficiente, tens que ajustar as mudanças traseiras da bicicleta. Dessa forma, começa por engatar a pequena roda dentada e garante que a alavanca das mudanças também se encontre na posição da roda dentada.
Em seguida, move os pedais para frente e dá um toque na alavanca, como se fosses levantar a roda dentada. Se descobrires que ele toca e não sobe, deves de apertar o cabo até que a mudança ocorra usando as chaves “allen”. Depois, verifica se ele sobe e desce corretamente. Por fim, continua a mover os pedais para cima e para baixo em todas as rodas dentadas, para verificares se há problemas em alguma delas.
Logo depois de ajustares as mudanças da bicicleta, é aconselhável que lubrifiques a corrente. Dessa forma o funcionamento da corrente das mudanças vai ser mais suave. Para isso, recomendamos o uso do spray WD-40 Bike Lubrificante Correntes All Conditions da gama WD-40 BIKE . Depois de ajustares as mudanças, a bicicleta está pronta. Finalmente, podes aproveitar a oportunidade para aplicares o spray WD-40 Producto Multi-Uso nas alavancas e na estrutura da bicicleta. O WD-40 vai lubrificar e proteger contra ferrugem e corrosão.
AVISO:
Os usos descritos para o WD-40 Produto Multi-Uso foram partilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. O senso comum deve ser sempre ser aplicado aquando da utilização dos produtos WD-40. Siga sempre as instruções e tenha em atenção as advertências descritas na embalagem do produto.
© 2025 WD-40 Company.
Todos os direitos reservados