Carolina Charme
É importante lembrar que os aquecedores antigos têm vindo a ser substituídos por aquecedores elétricos mais modernos. Dessa forma existem aquecedores de sala com alta eficiência que podem ser instalados em alguns passos simples. Vamos explicar-te como podes fazer a manutenção dos aquecedores, seja a gás ou elétrico.
Primeiramente, os aquecedores elétricos podem ser móveis ou fixos à parede e apresentar diversas formas. Podes encontrar um radiador, plano, horizontal, em coluna, entre outros.
Todos os aquecedores de convetor elétrico têm resistências elétricas especiais que aquecem o ar que é expelido para cima através de aberturas especiais. Na maioria dos casos têm uma ventoinha que aumenta a troca de calor entre o aquecedor convetor e o ambiente.
Um aquecedor a gás, tem circulação selada. Ou seja, os produtos de gás e combustão não podem entrar em contacto com o ambiente interno e são instalados numa parede do perímetro através da qual um tubo de entrada/saída permite a descarga da combustão. Uma ventoinha interna reforça a troca de calor com o ambiente.
A manutenção em convetores elétricos deve ser feita pelo menos uma vez por ano, coincidindo com o fim do período de utilização.
O principal problema é o pó que se acumula no interior e nas ranhuras/grelhas de entrada de ar e de saída. A maior parte do pó pode ser removido com um bom aspirador e um pano de microfibra ligeiramente húmido (é claro que estas operações devem ser efetuadas com a ficha desligada).
Para limpar melhor os aquecedores convetor, é recomendado abrir o recipiente sempre que possível e verificar o estado da ventoinha tangencial. Esta está muitas vezes coberta por uma camada grossa de poeira aderente que reduz o espaço entre as ripas e reduz significativamente a funcionalidade do ventilador.
Também aqui a melhor coisa a fazer é utilizar um aspirador forte para remover o pó enquanto passa por cima das aberturas com uma escova.
Em seguida, usa as mãos para verificar se existe algum espaço extra entre o eixo de rotação e os suportes do eixo de rotação constituído por dois rolamentos de esferas. O espaço extra provoca um ruído irritante e requer a substituição da peça (por um técnico).
Este é o momento da lubrificação. Portanto, lubrifica os rolamentos aplicando o WD-40 Specialist Lubrificante Seco PTFE, que proporciona uma excelente lubrificação, previne a corrosão e pode ser aplicado em metais, vidro, vinil, borracha e plástico. Está disponível com o prático sistema de posição dupla, que permite mudar de um spray largo para uma aplicação precisa.
Por fim, a manutenção dos aquecedores de gás é semelhante. Também neste caso, o invólucro exterior do aparelho deve ser removido para aceder aos componentes internos. Logo depois de teres removido o pó, há duas operações simples que devem ser realizadas.
Em primeiro lugar, verifica se não existem fugas de gás microscópicas utilizando um salpico de líquido especial do detetor na articulação e na torneira do sistema de alimentação.
Em seguida, aplica um pouco de WD-40 Specialist Limpa Contactos sobre os contactos elétricos e ligações no aparelho, que rapidamente penetra nas áreas mais difíceis de alcançar, secando rapidamente e sem deixar resíduos. Ao fazê-lo, a condutividade elétrica melhora.
AVISO:
Os usos descritos para o WD-40 Produto Multi-Uso foram partilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. O senso comum deve ser sempre ser aplicado aquando da utilização dos produtos WD-40. Siga sempre as instruções e tenha em atenção as advertências descritas na embalagem do produto.
© 2025 WD-40 Company.
Todos os direitos reservados