matomo

Manutenção dos travões da moto com WD-40®

As motos aceleram muito e têm uma alta velocidade máxima. Assim, quando é necessário travar, ou mesmo parar, o bom desempenho dos travões, ou freios, é fundamental. Desse modo, aprender a realizar a manutenção da sua própria moto irá manter os travões nas melhores condições.

Os travões são uma parte importante da moto que merecem que lhes sejam dada a devida atenção e cuidados. Nesse sentido, se usa a sua moto com muita frequência, precisa de ter a certeza que os travões são bem mantidos.

Dependendo da sua condução, pode haver mais ou menos desgaste dos travões. É daquelas pessoas que gosta de acelerar, ou é mais cauteloso a conduzir? Se gosta de conduzir a alta velocidade, é natural que os travões sofram mais, pois quanto maior a for a distância e esforço de travagem, maior o desgaste dos travões.

A manutenção dos travões da moto não é uma tarefa complicada. No entanto são precisos alguns cuidados de forma a garantir a sua segurança e estender a vida útil destas peças. Se não tem a certeza de como fazer a manutenção dos travões corretamente, siga as nossas recomendações que lhe vão simplificar esta tarefa.

 

Líquido de Travão

Os reservatórios do líquido de travão devem ser verificados regularmente. Por norma, as motos possuem dois reservatórios: um na parte da frente, na zona do guiador, e outro na parte de trás. Uma vez que o líquido de travão tende a absorver a humidade ao longo do tempo, recomendamos que o substitua a cada 1 ou 2 anos, no máximo. Deve ter sempre o cuidado de encher os reservatórios a partir de uma embalagem nova, selada.

 

Discos de travão

Os discos de travão são um dos elementos constituintes do sistema de travagem. Assim, para uma correta manutenção desta peça, recomendamos a utilização do Limpa Travões WD-40® Specialist® Motorbike na sua manutenção.

Como utilizar: basta aplicar o produto nos discos de travão e deixar atuar durante 10 minutos. Caso os discos de travão estejam com sujidade difícil de remover, deixe atuar o spray durante mais algum tempo. De seguida, utilize uma escova de dentes ou pincel para remover a sujidade. Por fim, elimine todos os resíduos com um pano limpo e seco.

Este processo para além de otimizar o desempenho dos travões, recupera o brilho, reduz os ruídos e protege contra a humidade e corrosão.

Porém, apesar da manutenção regular, é necessário verificar o seu desgaste. Quando os discos de travão perdem parte da sua espessura, não é garantida a total eficácia. Assim, é recomendado que faça inspeções frequentes, pelo menos duas vezes por ano, para saber quando é o momento de trocar os discos de travão da sua moto.

 

Pinças de Travão

Outro componente do sistema de travões são as pinças de travão. Na sua manutenção, deve utilizar o mesmo produto recomendado para os discos de travão.

Como utilizar: comece por retirar as pinças e aplique o spray Limpa Travões. Em seguida, deixe atuar durante 10 minutos e, com a ajuda de uma escova de dentes, esfregue sobre a sujidade mais difícil de remover. Por fim elimine todos os restantes resíduos com um pano limpo e seco.

 

Pastilhas de Travão

Se a sua moto vibra muito ou produz um ruído excessivo, pode ser uma consequência do desgaste das pastilhas de travão. Nesse sintido, é importante verificar a sua espessura, de modo a não permitir que as pastilhas cheguem ao metal. Dessa forma poderá danificar os discos de travão. Assim, se as pastilhas de travão se encontrarem finas e gastas, devem ser substituídas.

É importante estar sempre atento aos ruídos que surgem durante a condução. No entanto, os ruídos na travagem podem surgir de outros fatores para além do desgaste das pastilhas. A falta de manutenção do sistema de travagem, a cristalização das pastilhas ou o desgaste dos discos de travão constituem outras razões que levam ao aparecimento de ruídos. Se não sabe qual é o motivo do ruído, recomentamos que procure um especialista.

 

Cuide da sua moto e verá que o desempenho será superior. Não ponha em causa a vida útil da sua moto nem a sua segurança na estrada. Os restantes componentes da moto, para além do sistema de travões, não devem ser esquecidos. Portanto, deve ser feita uma limpeza cuidada, uma manutenção correta e regular e utilizados os produtos adequados.

 

Se está interessado em comprar os produtos WD-40 saiba onde comprar.

Conheça também outras dicas essenciais para a manutenção da moto e como melhorar a sua performance.

 

AVISO:

Os usos descritos para o WD-40 Produto Multiuso foram compartilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. Estes usos não foram aprovados pela WD-40 Company e não são uma recomendação de uso por parte da WD-40 Company. O senso comum deve sempre ser aplicado ao se utilizar os produtos da WD-40. Siga sempre as instruções e tome nota das advertências descritas na embalagem do produto.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2019 WD-40 Company