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Por que fazer a manutenção da bateria da moto no inverno

A manutenção da moto é importante para que dure muito e longos anos. Neste artigo abordamos a manutenção da bateria da moto, que muitas vezes é esquecida nesta equação.

 

É importante fazer a manutenção da bateria da moto no inverno?

 

Se a bateria não estiver nas melhores condições, a moto não liga. Veja bem, de que adianta ter a moto toda limpa, com os pneus em bom estado, mas com a bateria avariada? Para evitar que isto aconteça, precisa de fazer manutenção à bateria da sua moto.

 

Com que frequência deve ser feita a manutenção da bateria?

 

A frequência com que deve cuidar da bateria depende sempre do uso que faz da sua moto. Normalmente, a vida útil máxima de uma bateria é de quatro anos. Então, mas por que razão a bateria descarrega? Primeiro, por má utilização e, segundo, por causa do frio no inverno.

Se utiliza a moto com frequência, a bateria terá uma maior duração, principalmente se fizer viagens longas, alternando com ritmos mais baixos e mais altos. Caso use a moto para viagens curtas, a bateria tende a descarregar mais rapidamente. Se não precisar de usar a moto, basta desconectar a mesma do circuito elétrico. Se tiver um sistema de GPS ou alarme contra roubo, tudo isto conta para consumir a bateria, mesmo com a moto desligada. Outro fator que origina a descarga da bateria são as temperaturas baixas.

 

Como podemos manter a bateria em bom estado no inverno?

 

Até as baterias mais modernas consomem energia mesmo quando a moto está desligada. Portanto, se estacionar o veículo durante todo o inverno sem as devidas precauções, quando chegar a primavera, a bateria vai estar totalmente descarregada.

Se realmente não vai utilizar a moto nos próximos tempos, então o que deverá fazer é desconectar os cabos ligados aos pólos. Depois é recomendável recarregar a bateria uma vez por mês, com um carregador específico. No entanto, o melhor é ligar a bateria a um carregador de bateria que executa ciclos automáticos de carregamento e descarregamento, mantendo assim o nível de carga sempre ideal.

Outro pormenor importante é verificar o nível de eletrólito nas baterias não seladas. Caso seja necessário, preencha com água desmineralizada. Se mesmo assim os elétrodos continuarem descobertos, poderá ocorrer uma oxidação que complica o uso da bateria. Mas, se tiver uma bateria selada, para verificar o nível de carga, deverá prestar atenção às dificuldades que possa ter no arranque da moto e na baixa intensidade de luz.

 

A manutenção é fundamental para proteger da ferrugem e corrosão

 

Para evitar que a bateria ganhe ferrugem e oxidação, ou seja, para a proteger da humidade, use o spray lubrificante WD-40 Multiusos Flexível. Para além de proteger da humidade, evita curto-circuitos.

A prevenção é o melhor remédio para não ser apanhado desprevenido e ter percalços de última hora. Se seguir estas pistas, vai ver que terá sempre a sua moto pronta a arrancar. Tome os cuidados necessários na manutenção da bateria da moto e mantenha o seu veículo pronto para qualquer aventura.

 

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AVISO:

Os usos descritos para o WD-40 Produto Multiuso foram compartilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. Estes usos não foram aprovados pela WD-40 Company e não são uma recomendação de uso por parte da WD-40 Company. O senso comum deve sempre ser aplicado ao se utilizar os produtos da WD-40. Siga sempre as instruções e tome nota das advertências descritas na embalagem do produto.

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