matomo

Lavagem total da moto em poucos minutos

As lavagens e manutenções periódicas da moto previnem o desgaste dos componentes, além de conferir uma maior segurança na estrada. No entanto, nem todos os motociclistas têm muito tempo disponível para este cuidado, apesar de saberem que deve ser feito. Neste artigo, a WD-40 pretende simplificar todo o processo de limpeza e manutenção da moto. A seguir, fique a saber como proceder a uma lavagem total da moto em poucos minutos e sem grande esforço.
 

Que produtos devo usar na lavagem da moto?

 
Antes de avançar com a lavagem da moto é essencial ter à mão os produtos adequados. Assim, a WD-40 convida-o a conhecer a sua gama de produtos específicos para lavar a moto.
 

Como proceder à lavagem total da moto?

 
Para além dos produtos da gama WD-40® Specialist® Motorbike como o Limpa Correntes, o Limpeza Total, o Renovador de Silicone e o Limpa Travões, deve reunir mais algum material.
 

Assim, para a lavagem da moto é importante que tenha à mão:

– Uma esponja macia;

– Um balde com água morna;

– Uma escova pequena (pode ser uma escova de dentes velha por exemplo);

– Um pano;

– O spray WD-40 Produto Multiusos – apesar de não ser um produto específico para este veículo, pode ser útil na lavagem da moto. A sua aplicação pode ser feita no exterior do motor com o intuito de remover a sujidade e ainda ajuda a proteger as áreas onde é aplicado da humidade e da oxidação.
 

1. Colocar a moto em segurança

 
Antes de proceder à lavagem da moto, coloque o veículo num local seguro e arejado, com o motor desligado.
 

2. Limpeza geral moto

 
Em seguida, para uma lavagem geral da moto devemos utilizar o produto WD-40® Specialist Motorbike Limpeza Total. Em primeiro lugar, passe a moto por água. Aplique o produto nas zonas mais sujas ao longo de toda a moto. Passe a esponja, cuidadosamente, de cima para baixo. É preciso ter um especial cuidado com as peças mais delicadas da moto que, por vezes, também são fontes de acumulação de gordura.
 

3. Limpeza e lubrificação das correntes

 
Para limpar as correntes, recomendamos o WD-40® Specialist Motorbike Limpa Correntes. Este produto tem a capacidade de eliminar a gordura e a sujidade presente nas correntes. É importante referir que a limpeza regular da corrente ajuda a reduzir o desgaste, prolongando a sua vida útil e rendimento.

Relativamente ao processo de limpeza da corrente, comece por levantar a roda traseira e aplicar o produto, rodando lentamente a roda. Depois, utilize a escova de dentes velha para esfregar os elos da corrente e, posteriormente, passe um pano seco.

Uma vez limpa a corrente, é aconselhável lubrificá-la com um produto específico. Para tal, utilize o WD-40® Specialist Motorbike Lubrificante de Correntes. Aqui deve ter atenção na escolha do produto, uma vez que deve adaptar o produto às condições em que a moto é sujeita – ambiente húmido ou seco.
 

4. Limpeza dos Travões

 
Outra componente da moto que deve ser limpa regularmente são os travões e a embraiagem. O produto recomendado para esta tarefa é o WD-40® Specialist Motorbike Limpa Travões. Este produto limpa os discos de travão eliminando qualquer sujidade ou impureza. Além disso, é de secagem rápida, permitindo assim o correto funcionamento do sistema de travões.

Comece por aplicar o spray Limpa Travões por todo o sistema de travões. Deixe atuar durante alguns minutos e esfregue com a escova de dentes. Caso sinta que é necessário, pode desmontar as peças com o intuito de limpá-las com maior precisão.
 

5. Secar e dar brilho à moto

 
Por fim, devemos ter o cuidado de secar e dar brilho à moto, de forma a ficar bem bonita e brilhante. Verifique se a moto ficou bem limpa após a lavagem e se não apresenta manchas ou restos de gordura ou sujidade.

Para dar brilho a moto recomendamos a utilização do WD-40® Specialist® Motorbike Renovador de Silicone. Aqui deve ter um especial cuidado com a escolha do produto certo, na medida em que polir a moto pode danificar a pintura. O produto recomendado foi concebido para dar um acabamento impecável à moto, sem necessidade de polir. Assim, para além de garantir um acabamento brilhante, o Renovador de Silicone previne o ressequir e envelhecimento das borrachas.

 

Como vê, a lavagem da moto não é um processo moroso nem complicado. Ter os produtos e material certo é meio caminho andado para tudo correr bem e garantir uma melhor performance do veículo, uma maior segurança na estrada e prolongar a vida útil da moto e das suas peças.

Se ficou interessado em comprar os produtos WD-40 saiba onde comprar.

AVISO:

Os usos descritos para o WD-40 Produto Multiuso foram compartilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. Estes usos não foram aprovados pela WD-40 Company e não são uma recomendação de uso por parte da WD-40 Company. O senso comum deve sempre ser aplicado ao se utilizar os produtos da WD-40. Siga sempre as instruções e tome nota das advertências descritas na embalagem do produto.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2019 WD-40 Company