Cuidados a ter com o motor de arranque da moto

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
loading...Loading...

O motor de arranque ou motor de partida, como também é conhecido, tem o objetivo de colocar em movimento o motor principal até este conseguir trabalhar por conta própria. Tem a função de transformar a energia elétrica, proveniente da bateria, em energia mecânica, impulsionando o funcionamento do motor e, consequentemente, o bom desempenho da moto. Deste modo, o motor de arranque é considerado um dos componentes mais importantes do motor da moto. Assim sendo, partilhamos dicas de como evitar problemas no motor de arranque.

 

Como limpar o motor de arranque da moto

É muito importante limpar o motor de arranque da moto, de modo a preservar o bom rendimento da moto e a evitar o surgimento de problemas.

 

Materiais necessários para limpar o motor de arranque da moto

 

Passos para limpar o motor de arranque da moto

  1. Aceda ao motor de arranque, retirando-o da moto. Importante desligar as baterias antes de realizar qualquer trabalho na moto.
  2. Desmonte o motor de arranque, desparafusando-o.
  3. Aplique o spray WD-40 e deixe atuar alguns minutos. Além de limpar, WD-40 também irá lubrificar o motor de arranque.
  4. Com um pano seco, limpe e seque bem o motor de arranque.
  5. Por fim, encaixe o motor de arranque e coloque-o de novo na moto.
  6. Se necessário, realize a mudança de óleo do motor, e limpe o motor da moto com  Limpeza Total da WD-40®Specialist® Motorbike.

 

Veja neste vídeo a explicação de como limpar o motor de arranque da moto:

 

Problemas no motor de arranque da moto

O motor de arranque é um componente pouco usado, uma vez que apenas entra em funcionamento no momento da partida da moto, desligando logo depois. Deste modo, o desgaste é pouco e os problemas no motor de arranque podem não existir. No entanto, quando existem problemas no motor de arranque estes devem-se, frequentemente, aos maus hábitos do motociclista: quanto mais partidas, maior o desgaste.

De modo a evitar problemas no motor de arranque da moto, preste atenção a estas 3 dicas:

  1. Nunca force o acionamento do motor da moto, no caso de este demorar a pegar. Se estiver mais de 10 segundos com o sistema de ignição ligado, irá acabar por superaquecer as peças e prejudicar o motor de arranque.
  2. Não acione a chave de ignição quando o motor já estiver ligado, uma vez que irá forçar o motor de arranque a girar mais do que o necessário, acabando por prejudicá-lo.
  3. Limpe e lubrifique o motor de arranque ocasionalmente.

Caso esteja com problemas no motor de arranque, este não pega ou pega de forma demasiado lenta, tal pode dever-se à combustão (bobinas, velas de ignição, combustível, entre outros), componentes desgastados, falha na ligação elétrica ou bateria descarregada. Antes de trocar o motor de arranque ou dirigir-se a um mecânico, verifique primeiro a situação destes elementos, uma vez que se tratam de anomalias comuns nas motos.

Posts populares

Como tirar parafuso moído ou enferrujado

Como tirar parafuso moído ou enferrujado

Como limpar inox manchado

Como limpar inox manchado

Como tirar ferrugem das ferramentas

Como tirar ferrugem das ferramentas

Contacto

WD-40 Company Ltd. Sucursal Portugal Edifício Pujol Avenida do Forte, Nº8, Fração P1 2790-072 Carnaxide

Telefone215 812 168

E-mailinfo@wd40.pt

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2018 WD-40 Company