Cuidados a ter com o motor de arranque da moto

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
loading...Loading...
Limpar motor de arranque da moto com WD-40

O motor de arranque ou motor de partida, como também é conhecido, tem o objetivo de colocar em movimento o motor principal até este conseguir trabalhar por conta própria. Tem a função de transformar a energia elétrica, proveniente da bateria, em energia mecânica, impulsionando o funcionamento do motor e, consequentemente, o bom desempenho da moto. Deste modo, o motor de arranque é considerado um dos componentes mais importantes do motor da moto. Assim sendo, partilhamos dicas de como evitar problemas no motor de arranque.

 

Como limpar o motor de arranque da moto

É muito importante limpar o motor de arranque da moto, de modo a preservar o bom rendimento da moto e a evitar o surgimento de problemas.

 

Materiais necessários para limpar o motor de arranque da moto

 

Passos para limpar o motor de arranque da moto

  1. Aceda ao motor de arranque, retirando-o da moto. Importante desligar as baterias antes de realizar qualquer trabalho na moto.
  2. Desmonte o motor de arranque, desparafusando-o.
  3. Aplique o spray WD-40 e deixe atuar alguns minutos. Além de limpar, WD-40 também irá lubrificar o motor de arranque.
  4. Com um pano seco, limpe e seque bem o motor de arranque.
  5. Por fim, encaixe o motor de arranque e coloque-o de novo na moto.
  6. Se necessário, realize a mudança de óleo do motor, e limpe o motor da moto com  Limpeza Total da WD-40®Specialist® Motorbike.

 

Veja neste vídeo a explicação de como limpar o motor de arranque da moto:

 

Problemas no motor de arranque da moto

O motor de arranque é um componente pouco usado, uma vez que apenas entra em funcionamento no momento da partida da moto, desligando logo depois. Deste modo, o desgaste é pouco e os problemas no motor de arranque podem não existir. No entanto, quando existem problemas no motor de arranque estes devem-se, frequentemente, aos maus hábitos do motociclista: quanto mais partidas, maior o desgaste.

De modo a evitar problemas no motor de arranque da moto, preste atenção a estas 3 dicas:

  1. Nunca force o acionamento do motor da moto, no caso de este demorar a pegar. Se estiver mais de 10 segundos com o sistema de ignição ligado, irá acabar por superaquecer as peças e prejudicar o motor de arranque.
  2. Não acione a chave de ignição quando o motor já estiver ligado, uma vez que irá forçar o motor de arranque a girar mais do que o necessário, acabando por prejudicá-lo.
  3. Limpe e lubrifique o motor de arranque ocasionalmente.

Caso esteja com problemas no motor de arranque, este não pega ou pega de forma demasiado lenta, tal pode dever-se à combustão (bobinas, velas de ignição, combustível, entre outros), componentes desgastados, falha na ligação elétrica ou bateria descarregada. Antes de trocar o motor de arranque ou dirigir-se a um mecânico, verifique primeiro a situação destes elementos, uma vez que se tratam de anomalias comuns nas motos.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2018 WD-40 Company