Como trocar o pneu e limpar as jantes da moto

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
loading...Loading...
Limpar jantes da moto com o spray lubrificante WD-40

Para trocar o pneu da moto é necessário ter alguns cuidados e os materiais certos. No caso de mudar o pneu da forma errada, além de poder danificar o pneu ou a moto, tem um grande risco de sofrer acidentes. Se quer trocar o pneu e poupar algum dinheiro, aconselhamos a efetuar a montagem na sua oficina ou garagem, caso tenha o material adequado. A seguir, explicamos como trocar o pneu e limpar as jantes da moto, de modo a ficarem impecáveis.

 Como trocar o pneu e limpar as jantes da moto

Como trocar o pneu da moto

Os pneus da moto têm de ser trocados sempre que forem visíveis defeitos, como desgastes, furos, cortes ou bolhas. Uma vez que as motos têm apenas duas rodas, estas têm de estar sempre em bom estado, de modo a garantir a segurança do motociclista. Para assegurar uma maior vida útil dos pneus, verifique a calibragem semanalmente.

 

Materiais necessários para trocar o pneu da moto

 

Passos para trocar o pneu da moto

  1. Antes de mudar o pneu da moto, esvazie todo o ar que contiver no pneu. Para isso, desmonte a válvula com a ajuda da chave para desmontar a haste.
  2. Coloque o pneu no descolador para separar o pneu da jante. Caso não possua um descolador, utilize os desmonta-pneus para realizar esta operação. Ouvirá um estalo assim que o pneu se soltar. Tenha atenção para não danificar a câmara de ar.
  3. Aplique o lubrificante multiusos WD-40® nas duas bordas do pneu, de modo a facilitar a desmontagem.
  4. Para extrair o pneu da jante, use os desmonta-pneus. Levante o pneu com a ajuda do desmonta-pneus. Repita o processo até o primeiro lado do pneu sair.
  5. No lado oposto do pneu, realize a mesma operação, mas passando os desmonta-pneus pelo interior da jante.
  6. Agora que o pneu foi retirado, vamos montar o novo pneu. Para isso, é necessário que lubrifique novamente, com o spray WD-40®, a jante e o interior do pneu que vai montar, de modo a facilitar a montagem.
  7. Introduza um lado do pneu na jante, forçando ligeiramente. Com a ajuda de um desmonta-pneus insira o restante.
  8. Para montar o segundo lado do pneu, use vários desmonta-pneus, pressionando o pneu com o joelho ou com a ajuda de outra pessoa.
  9. Assim que o pneu entrar na jante, monte a válvula com a chave para desmontar a haste.
  10. Por fim, encha o pneu até ouvir 2 cliques, o que significará que o pneu está bem colocado e seguro. Se necessário, efetue uma calibragem com o calibrador, de modo a perceber se a pressão do pneu está correta.

 Como trocar o pneu e limpar as jantes da moto

Como limpar as jantes da moto

As jantes tendem a sujar-se mais do que o resto da moto, uma vez que se encontram mais perto do solo. Deste modo, é necessário limpar as jantes com mais frequência, para retirar todo o tipo de sujidade que pode dificultar o bom funcionamento da moto.

 

Materiais necessários para limpar as jantes da moto

 

Passos para limpar as jantes da moto

  1. Após passar por água toda a jante da moto, aplique o spray Limpeza Total WD-40® Specialist® Motorbike.
  2. Passe a jante com uma esponja ou um pano e, de seguida, de novo por água.
  3. De modo a conseguir um acabamento perfeito e duradouro, depois de secar a jante com um pano, aplique o spray WD-40® Produto Multiusos. Este spray lubrificante, além de retirar a sujidade incrustada na jante, sem atacar a tinta, protege durante mais tempo a jante da poeira e sujidade. As jantes ficam como novas!

 

Também lhe pode interessar estes artigos sobre limpar jantes:

Limpeza do carro: como limpar as jantes

Como limpar o carro eficazmente

Quem somos

WD-40 Company é uma organização global dedicada à criação de memórias e experiências positivas duradouras através do desenvolvimento e venda de produtos que solucionam problemas em oficinas, fábricas e casas em todo o mundo.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2018 WD-40 Company