Como realizar uma ótima limpeza da moto?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
loading...Loading...
Moto suja

Muitos motociclistas não se preocupam com a manutenção e limpeza da moto, alguns nem sequer realizam a lubrificação da corrente quando necessário. Se é uma dessas pessoas, pare e pense: as manutenções feitas periodicamente evitam o desgaste prematuro dos componentes da mota, além de evitar acidentes na estrada. Faça como os motards que levam a sério a manutenção da sua moto. Embora esta possa parecer, à partida, uma solução dispendiosa, as motas e os seus componentes estão cada vez mais sofisticados, fazendo com que este gasto valha a pena. A seguir, partilhamos as nossas dicas de manutenção e limpeza de motos.

Como realizar uma ótima limpeza da moto?

Como escolher o melhor produto para limpar a moto?

Para limpar a moto vai precisar, para além de outros materiais, um bom produto de limpeza. Atenção, pois não deve utilizar qualquer tipo de detergente, como o detergente para a loiça, uma vez que este tipo de produto pode danificar os componentes. É importante optar por limpar a moto com produtos de limpeza próprios, como a gama WD-40® Specialist® Motorbike, especialmente criada para motos, permitindo um cuidado completo e eficaz durante todo o ano. Realize a limpeza da moto num local com boa ventilação, evitando a inalação de vapores.

 

Como limpar a carenagem, as peças e a fibra de carbono da moto?

Para uma limpeza geral da moto recomendamos o spray Limpeza Total WD-40® Specialist® Motorbike que remove rapidamente toda a sujidade acumulada na sua moto, sem a danificar. Ao contrário do que muitos pensam, não é aconselhável usar os jatos de água para retirar a sujidade, uma vez que são demasiado fortes e podem estragar os componentes mais delicados da mota. Opte por passar a moto por água com uma mangueira de baixa pressão, aplique o spray de limpeza, enxague bem com uma esponja macia e, por fim, passe de novo por água. A secagem é também uma etapa importante da limpeza da moto. Com um pano seco deve polir todas as zonas húmidas, ou deixá-la a secar à sombra, para evitar que a moto se estrague ou ganhe ferrugem e perda a eficácia prematuramente.

 

Como desengordurar, limpar e lubrificar as correntes da moto?

As correntes e todos os elementos que a suportam precisam de uma limpeza especial. Se a corrente estiver suja ou fizer algum tipo de ruído, deve respeitar as etapas seguintes:

  1. Desengordure e limpe a corrente, os braços oscilantes e a transmissão com um produto específico para correntes, de modo a remover sujidade, terra, poeiras e óleo da corrente. Recomendamos aplicar o spray Limpa Correntes WD-40® Specialist® Motorbike, esfregando-as com uma escova de dentes e, posteriormente, passar um pano seco. Uma limpeza regular da corrente melhora o rendimento e prolonga a sua vida útil.

  1. A segunda fase é a lubrificação das correntes, de modo a preservar o rendimento da corrente, protegendo-a da corrosão. Depois de limpar e desengordurar, é necessário lubrificar as correntes com um produto próprio para o efeito. A WD-40 dispõem de 2 produtos para lubrificá-las: um para se se encontrar num ambiente seco – Lubrificante de Correntes WD-40® Specialist® Motorbike – e outro para ambientes húmidos – Massa para Correntes WD-40® Specialist® Motorbike. Certifique-se de que a corrente está toda bem oleada. Finalmente, absorva o excesso de óleo com um pano seco, se necessário.

 

Como limpar os restantes elementos da moto?

Os restantes componentes da moto, tais como os travões ou a embraiagem, não devem ser esquecidos e devem ser limpos com bastante cuidado e com um produto próprio. Um travão que esteja húmido produz ruído e o seu desempenho diminui. De modo a prolongar a vida útil das pinças e dos discos de travão, recomendamos a aplicação do Limpa Travões WD-40® Specialist® Motorbike. Depois da aplicação do spray, esfregue com uma escova de dentes e, por fim passe um pano seco.

 

Como proteger a moto durante mais tempo?

É essencial proteger a sua moto, de modo a mantê-la sempre num ótimo estado de conservação. Guarde-a, sempre que possível, numa garagem, e tape-a com uma lona própria. Evite as de plástico, uma vez que se tornam húmidas e podem danificar a moto.

Para proteger e proporcionar um acabamento impecável por mais tempo, também pode utilizar produtos específicos. A WD-40 dispõe de dois produtos com este intuito. O Renovador de Silicone WD-40® Specialist® Motorbike que evapora de um modo rápido, sem ser necessário polir, e ajuda a prevenir o ressequir e envelhecer das borrachas; e também a Cera e Polimento WD-40® Specialist® Motorbike que contém cera de carnaúba, uma das ceras naturais mais resistentes, proporcionando um acabamento molhado e um brilho duradouro, repelindo a água.

 

Como realizar uma ótima limpeza da moto?

Como já foi referido, as manutenções periódicas evitam o desgaste precoce dos elementos da mota, e até detetam possíveis quebras de cabos de aço, raios, o desgaste dos calços, entre outros problemas. Para quem pedala mais na cidade, como forma de lazer ou mobilidade, a limpeza é mais simples. Quem pratica BTT frequentemente, enfrentando o pó, água, lama e terreno acidentado, a limpeza e manutenção é mais complicada e detalhada, podendo haver a necessidade de desmontar tudo.

 

Com poucos recursos e com ferramentas mais ou menos adequadas, pode realizar todas estas tarefas que lhe apresentamos anteriormente, mantendo limpos e lubrificados os componentes que sofrem mais desgaste.

 

Confira mais dicas de limpeza da moto nos seguintes artigos:

Como limpar e lubrificar correctamente a corrente de transmissão da vossa moto

Fatores a ter em conta na limpeza da moto

Como limpar o motor da moto

Quem somos

WD-40 Company é uma organização global dedicada à criação de memórias e experiências positivas duradouras através do desenvolvimento e venda de produtos que solucionam problemas em oficinas, fábricas e casas em todo o mundo.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2018 WD-40 Company