Como cuidar e limpar os travões da moto

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
loading...Loading...
Limpeza dos travões da moto com Limpa Travões WD-40 Specialist Motorbike

Os travões, ou freios, são considerados um dos elementos da moto mais importante para a nossa segurança enquanto andamos de moto. Sem travões, ou com os travões desgastados ou mal cuidados, as consequências podem ser devastadoras e a nossa segurança pode ficar em risco. Para evitar desastres, é essencial manter o sistema de travões da moto bem cuidados e sempre com a manutenção em dia. Existem diversos cuidados a ter com os travões da sua moto, de modo a estes terem uma vida útil mais longa e manterem-no, a si, em segurança. A seguir, identificamos algumas dicas de como limpar os travões da moto.

 

Como limpar os travões da moto

limpeza regular dos travões é essencial para, além de prolongar a vida útil das pastilhas e discos de travãosalvaguardar a sua segurança na estrada.

Atualmente, existem dois tipos de travões: os travões de tambor (sistema de travagem mais antigo, e ainda utilizado em alguns modelos com o objetivo de reduzir custos) e os travões de disco (sistema de travagem mais eficiente do que os travões de tambor).

Iremos concentrar-nos na limpeza de dois elementos constituintes do sistema de travões: os discos de travão e as pinças de travão. Um bom produto para limpar todo o sistema de travagem é o Limpa Travões WD-40® Specialist® Motorbike, que foi especialmente concebido para remover rapidamente poeiras, terra, sujidades, óleos e líquidos em excesso do sistema de travões e embraiagem. A sua fórmula atua rapidamente e seca em poucos minutos sem deixar resíduos.

 

Como limpar os discos de travão da moto

Para limpar os discos de travão da moto, recomendamos aplicar o Limpa Travões WD-40® Specialist® Motorbike, que irá recuperar o brilho, otimizar o desempenho dos travões e reduzir os ruídos. Deixe atuar durante alguns minutos. Caso os discos estejam com bastante sujidade, passe uma escova ou pincel, logo após aplicar o spray de limpeza de travões. Por fim, limpe com um pano limpo e seco para retirar quaisquer resíduos. 

 

Com que frequência se devem trocar os discos de travão?

Não está definido um período de tempo recomendado para a substituição dos discos de travão. No entanto, em condições consideradas normais, os especialistas recomendam trocá-las a cada 80 mil km. Além disso, os discos de travões não garantem a eficácia quando perdem cerca de 20% da espessura original. Deste modo, deverá realizar inspeções frequentes, pelo menos, duas vezes por ano, a cada 20 mil km. Porém, se o tipo de condução praticada for mais “agressiva” deve realizar inspeções com mais frequência.

 

Como cuidar e limpar os travões da moto

Como limpar as pinças de travão da moto

Para limpar as pinças de travão da moto, os passos são semelhantes aos para limpar os discos de travão, utilizando um spray de limpeza de travões. Retire as pinças de travão da moto e aplique-lhe o Limpa Travões. Esfregue com uma escova, de modo a retirar a sujidade mais difícil. Deixe atuar e depois passe um pano limpo e seco.

 

Com que frequência se devem trocar as pastilhas de travão?

O principal fator a que deve estar atento é à espessura das pastilhas. A substituição das pastilhas do travão deve ser realizada antes de estas atingirem o limite mínimo definido pelo fabricante, ou seja, em média, quando a moto já percorreu entre 30 mil e 40 mil km. Também deverá ficar alerta caso desconfie de um mau funcionamento das pastilhas de travão, como o aumento da distância de travagem, a existência de sons estranhos ao travar e oscilações durante a travagem.

 

Veja este vídeo, no qual lhe explicamos como limpar os travões da moto corretamente:

 

Saiba mais sobre travões, aqui:

O que é e como funciona o travão

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2018 WD-40 Company