matomo

Como cuidar e lavar a Moto 4 ou Quad

Assim como é necessário realizar a manutenção e lavar a moto de 2 rodas, também a Moto 4 tem de ter alguns cuidados para preservar o seu bom rendimento. Apesar de a Moto 4, ou Quad, como também é conhecida, ser um transporte negligenciado pela maioria, é muito utilizado maioritariamente em zonas de montanha, logo necessita de mais cuidados. A manutenção da Moto 4 pode parecer um pouco complexa, devido às diversas peças que não se encontram protegidas. No entanto, iremos explicar-lhe como tratar e lavar a Moto 4 facilmente.

 

Como limpar e lubrificar a corrente da Moto 4

Limpar e lubrificar as correntes é uma tarefa essencial para manter a Moto 4 em bom estado, logo deve realizar-se frequentemente.

  1. Em primeiro lugar, desmonte a proteção da engrenagem da roda dentada. Caso o parafuso da proteção da engrenagem esteja muito preso, aplique um pouco de WD-40® Produto Multiusos para o libertar e ser mais fácil desaparafusar.
  2. Após retirar a proteção da engrenagem, aplique WD-40 para limpar a corrente da moto. Deixe atuar durante alguns segundos e, em seguida, passe um pincel ou um pano. Se a corrente estiver com bastante sujidade, aplique de novo WD-40 e passe um pano. A fórmula de WD-40 irá ajudar a retirar a poeira e sujidade incrustada.
  3. Depois de limpar, passamos para a lubrificação da corrente da Moto 4. Aplique de novo o lubrificante multiusos WD-40 nas correntes, movendo o pneu lentamente, certificando-se que distribui lubrificante por toda a corrente. Desta forma, além de lubrificar, também protege as correntes, repelindo a humidade.
  4. Pode aproveitar para limpar a proteção da engrenagem com WD-40. Aplique o spray, deixe atuar e passe um pano até retirar toda a sujidade.
  5. Por fim, volte a colocar a proteção da engrenagem da roda dentada.

 

Como limpar e proteger o relé de arranque da Moto 4

A área do relé de arranque encontra-se geralmente desprotegida, por isso é uma zona que acumula bastante sujidade e está exposta à oxidação. Assim, é necessário limpar e protegê-la frequentemente.

  1. Aplique WD-40 no relé de arranque e nas fichas de ligação e deixe atuar alguns segundos.
  2. Posteriormente, passe um pincel macio ou um pano no relé de arranque e nas ficas de ligação. Desta forma, será possível retirar a sujidade e também proteger a área da ferrugem e corrosão.

 

Como lavar a Moto 4

Os restantes elementos do Quad, tal como os plásticos e metais, têm de ter alguma manutenção, de modo a ser possível lavar a moto de forma completa.

  1. Aplique WD-40 nos vários elementos da Moto 4, como plásticos e metais, e deixe atuar alguns segundos.
  2. Por fim, basta passar um pano e terá a Moto 4 como nova.

 

Também podem interessar-lhe estes artigos sobre motos:

Cuidados a ter com o motor de arranque da moto

5 dicas essenciais para a manutenção da moto

Como realizar uma ótima limpeza da moto?

 

Veja, neste vídeo, como realizar a manutenção da Moto 4:

 

Se ficou interessado em comprar os produtos WD-40  saibaonde comprar. 

AVISO:

Os usos descritos para o WD-40 Produto Multiuso foram compartilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. Estes usos não foram aprovados pela WD-40 Company e não são uma recomendação de uso por parte da WD-40 Company. O senso comum deve sempre ser aplicado ao se utilizar os produtos da WD-40. Siga sempre as instruções e tome nota das advertências descritas na embalagem do produto.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2019 WD-40 Company