5 dicas essenciais para a manutenção da moto

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votes, average: 3,00 out of 5)
loading...Loading...

A manutenção da moto é essencial para, além de evitar acidentes e problemas desnecessários, melhorar o desempenho e prolongar a vida útil da moto. Para a sua moto funcionar corretamente durante mais tempo, é indispensável realizar frequentemente uma revisão, e, se necessário, reparar ou trocar componentes. Neste artigo, iremos abordar 5 dicas importantes na manutenção da moto.

1. Limpar e lubrificar as correntes da moto

É essencial lubrificar as correntes da moto, de modo a prevenir a deterioração da corrente ou de outros elementos da transmissão, como o pinhão de ataque e a cremalheira. Além disso, ao realizar uma manutenção da moto regularmente, lubrificando as correntes, estas terão uma vida útil prolongada.

Lembre-se que deve sempre limpar a corrente antes de a lubrificar, de modo a retirar toda a sujidade acumulada, e evitar a criação de uma pasta de gordura e sujidade, que prejudicará a corrente. Aplique um spray limpa correntes, Limpa Correntes WD-40®Specialist® Motorbike, por exemplo. Esfregue cuidadosamente com uma escova de dentes velha, e, de seguida, seque a corrente, passando um pano limpo.

Para lubrificar as correntes da moto, aplique um lubrificante de correntes na corrente e rodas dentadas, ao mesmo tempo que gira lentamente a roda traseira no sentido dos ponteiros do relógio. Recomendamos o spray Lubrificante de Correntes WD-40® Specialist® Motorbike e a Massa para Correntes WD-40® Specialist® Motorbike. O Lubrificante de Correntes é ideal para condições de estrada seca, enquanto a Massa de Correntes é ideal para condições de humidade elevada.

Para uma manutenção da moto completa, verifique a folga da corrente da moto a cada 1000 km e, se necessário, ajuste-a. Encontra no manual do proprietário os centímetros recomendados para o modelo da sua moto.

 

2. Mudar o óleo do motor da moto

Para uma boa manutenção da moto,mudança de óleo do motor da moto é fundamental, sendo essencial para o bom funcionamento da moto, prolongando a vida útil desta.

frequência da mudança de óleo depende de vários fatores, desde o tipo de moto até ao uso que lhe for dada. No entanto, é aconselhável respeitar os períodos indicados pelo fabricante, informação que poderá ser consultada no manual da moto. De qualquer forma, a maioria das fábricas recomenda a mudança de óleo a cada 1000 km ou 3000 km. Porém, mesmo que a mudança do óleo seja recomendada entre estes valores, é essencial verificar o nível de óleo do motor frequentemente.

 

3. Verificar pressão dos pneus da moto

Na manutenção da moto, a medição da pressão dos pneus não pode ser negligenciada, uma vez que é essencial para o bom funcionamento da moto e para a sua segurança. A pressão dos pneus deve ser a recomendada pelo fabricante da sua moto.

 

5 dicas essenciais para a manutenção da moto

4. Bateria da moto

Sem bateria é impossível colocar a moto a funcionar, logo este elemento é bastante importante na realização da manutenção da moto.

Realize a manutenção da bateria da moto periodicamente, examinando-a a cada 6 meses. Para prolongar a vida útil da bateria da moto, também é essencial proteger os terminais da bateria, evitando a oxidação, que pode dificultar a passagem da energia ou gerar uma fuga da corrente elétrica. Para limpar e proteger os terminais da bateria da moto, da humidade, ferrugem, sujidade e corrosão, recomendamos a aplicação do spray lubrificante WD-40® Produto Multiusos.

 

5 dicas essenciais para a manutenção da moto

5. Travões da moto

Não poderíamos terminar os conselhos sobre a manutenção da moto sem identificarmos os travões. Os travões, ou freios, são considerados um dos elementos da moto mais importante para a nossa segurança enquanto andamos de moto. Assim sendo, a limpeza regular dos travões é essencial para, além de prolongar a vida útil das pastilhas e discos de travão, salvaguardar a sua segurança na estrada.

Utilize o Limpa Travões WD-40® Specialist® Motorbike para limpar os discos e as pastilhas de travão da moto, o qual irá recuperar o brilho, otimizar o desempenho dos travões e reduzir os ruídos.

É importante lembrar que deve trocar os discos e as pastilhas de travão ocasionalmente, antes de estas atingirem o limite mínimo definido pelo fabricante.

Posts populares

Como tirar parafuso moído ou enferrujado

Como tirar parafuso moído ou enferrujado

Como limpar inox manchado

Como limpar inox manchado

Como tirar ferrugem das ferramentas

Como tirar ferrugem das ferramentas

Contacto

WD-40 Company Ltd. Sucursal Portugal Edifício Pujol Avenida do Forte, Nº8, Fração P1 2790-072 Carnaxide

Telefone215 812 168

E-mailinfo@wd40.pt

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2018 WD-40 Company