5 dicas essenciais para a manutenção da moto

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votes, average: 3,00 out of 5)
loading...Loading...
Manutenção da moto - Limpar e Lubrificar correntes

A manutenção da moto é essencial para, além de evitar acidentes e problemas desnecessários, melhorar o desempenho e prolongar a vida útil da moto. Para a sua moto funcionar corretamente durante mais tempo, é indispensável realizar frequentemente uma revisão, e, se necessário, reparar ou trocar componentes. Neste artigo, iremos abordar 5 dicas importantes na manutenção da moto.

1. Limpar e lubrificar as correntes da moto

É essencial lubrificar as correntes da moto, de modo a prevenir a deterioração da corrente ou de outros elementos da transmissão, como o pinhão de ataque e a cremalheira. Além disso, ao realizar uma manutenção da moto regularmente, lubrificando as correntes, estas terão uma vida útil prolongada.

Lembre-se que deve sempre limpar a corrente antes de a lubrificar, de modo a retirar toda a sujidade acumulada, e evitar a criação de uma pasta de gordura e sujidade, que prejudicará a corrente. Aplique um spray limpa correntes, Limpa Correntes WD-40®Specialist® Motorbike, por exemplo. Esfregue cuidadosamente com uma escova de dentes velha, e, de seguida, seque a corrente, passando um pano limpo.

Para lubrificar as correntes da moto, aplique um lubrificante de correntes na corrente e rodas dentadas, ao mesmo tempo que gira lentamente a roda traseira no sentido dos ponteiros do relógio. Recomendamos o spray Lubrificante de Correntes WD-40® Specialist® Motorbike e a Massa para Correntes WD-40® Specialist® Motorbike. O Lubrificante de Correntes é ideal para condições de estrada seca, enquanto a Massa de Correntes é ideal para condições de humidade elevada.

Para uma manutenção da moto completa, verifique a folga da corrente da moto a cada 1000 km e, se necessário, ajuste-a. Encontra no manual do proprietário os centímetros recomendados para o modelo da sua moto.

 

2. Mudar o óleo do motor da moto

Para uma boa manutenção da moto,mudança de óleo do motor da moto é fundamental, sendo essencial para o bom funcionamento da moto, prolongando a vida útil desta.

frequência da mudança de óleo depende de vários fatores, desde o tipo de moto até ao uso que lhe for dada. No entanto, é aconselhável respeitar os períodos indicados pelo fabricante, informação que poderá ser consultada no manual da moto. De qualquer forma, a maioria das fábricas recomenda a mudança de óleo a cada 1000 km ou 3000 km. Porém, mesmo que a mudança do óleo seja recomendada entre estes valores, é essencial verificar o nível de óleo do motor frequentemente.

 

3. Verificar pressão dos pneus da moto

Na manutenção da moto, a medição da pressão dos pneus não pode ser negligenciada, uma vez que é essencial para o bom funcionamento da moto e para a sua segurança. A pressão dos pneus deve ser a recomendada pelo fabricante da sua moto.

 

5 dicas essenciais para a manutenção da moto

4. Bateria da moto

Sem bateria é impossível colocar a moto a funcionar, logo este elemento é bastante importante na realização da manutenção da moto.

Realize a manutenção da bateria da moto periodicamente, examinando-a a cada 6 meses. Para prolongar a vida útil da bateria da moto, também é essencial proteger os terminais da bateria, evitando a oxidação, que pode dificultar a passagem da energia ou gerar uma fuga da corrente elétrica. Para limpar e proteger os terminais da bateria da moto, da humidade, ferrugem, sujidade e corrosão, recomendamos a aplicação do spray lubrificante WD-40® Produto Multiusos.

 

5 dicas essenciais para a manutenção da moto

5. Travões da moto

Não poderíamos terminar os conselhos sobre a manutenção da moto sem identificarmos os travões. Os travões, ou freios, são considerados um dos elementos da moto mais importante para a nossa segurança enquanto andamos de moto. Assim sendo, a limpeza regular dos travões é essencial para, além de prolongar a vida útil das pastilhas e discos de travão, salvaguardar a sua segurança na estrada.

Utilize o Limpa Travões WD-40® Specialist® Motorbike para limpar os discos e as pastilhas de travão da moto, o qual irá recuperar o brilho, otimizar o desempenho dos travões e reduzir os ruídos.

É importante lembrar que deve trocar os discos e as pastilhas de travão ocasionalmente, antes de estas atingirem o limite mínimo definido pelo fabricante.

Quem somos

WD-40 Company é uma organização global dedicada à criação de memórias e experiências positivas duradouras através do desenvolvimento e venda de produtos que solucionam problemas em oficinas, fábricas e casas em todo o mundo.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2018 WD-40 Company