Carolina Charme
Os motociclistas costumam estar habituados a verificar o nível de óleo, mas trocar o óleo da moto é uma história diferente. Muitas das vezes, a tarefa acaba por ser colocada nas mãos de um mecânico, mas a troca de óleo da moto é um processo simples, de que te podes facilmente encarregar. Quer sejas um novato ou um condutor mais experiente, convoca o teu espírito aventureiro e segue o nosso guia passo a passo para prolongares a vida da tua moto.
Em primeiro lugar, verifica no manual, ou junto da marca, quais as ferramentas que precisas, o filtro adequado para a tua moto, e, claro, o óleo. Veste roupa cómoda que não te importes de manchar. Protege o chão com cartão ou jornais velhos, verifica que a área está livre de terra e de outros contaminantes, e coloca a moto no descanso central. Se não possível tenta mete-la o mais perpendicular possível ao chão, angulo de 90º. Garante também que a moto está fria – não vais querer queimar-te com o óleo.
O primeiro passo é remover o óleo usado. Na maioria das motos é preciso uma chave especial para abrir o bujão (o parafuso na parte inferior do motor, onde se encontra o óleo). Não te esqueças de colocar um recipiente de drenagem sob a área, para que o óleo possa verter para aí. Quando o óleo deixar de pingar, é sinal de que o depósito está vazio.
Enquanto o óleo usado está a escorrer, aproveita para renovar o filtro do óleo, evitando que as impurezas acumuladas se misturem com o novo óleo. Talvez consigas desapertar o filtro com a mão, mas uma chave inglesa torna a tarefa mais simples. Com um pano, limpa a área em que o filtro do óleo está em contacto com o motor, e instala o novo filtro.
Utiliza o óleo recomendado pelo fabricante da tua moto, nas quantidades recomendadas. Para encheres o depósito de óleo, utiliza um funil, evitando derramar o óleo pelo chão. Quando terminares, volta a colocar o bujão, e liga o motor, para verificar se não há vazamento visível. Uma dica: coloca uma folha de papel por baixo do motor e aguarda alguns minutos – se o papel não ficar manchado, está tudo em ordem.
Por fim, depois de mudares o óleo, podes terminar o trabalho com uma limpeza do motor da moto. Assim, aplica WD-40 Specialist Moto Limpeza Total, e deixa atuar durante alguns minutos. O produto vai libertar a sujidade acumulada e, em seguida, só tens de o enxaguar e deixar secar.
AVISO:
Os usos descritos para o WD-40 Produto Multi-Uso foram partilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. O senso comum deve ser sempre ser aplicado aquando da utilização dos produtos WD-40. Siga sempre as instruções e tenha em atenção as advertências descritas na embalagem do produto.
© 2025 WD-40 Company.
Todos os direitos reservados