Carolina Charme
Para trocares os pneus da moto é necessário teres alguns cuidados e os materiais certos. Portanto, no caso de mudares o pneu da forma errada, poderás danificar o pneu, a moto ou até mesmo enfrentar o risco de acidentes. Se desejas economizar dinheiro ao trocar o pneu, sugerimos que realizes a substituição na tua própria oficina ou garagem, desde que tenhas os materiais adequados. A seguir, vamos explicar como trocar o pneu da moto de forma correta, garantindo um resultado impecável.
Antes de prosseguires com a troca do pneu da moto, é essencial garantir que o pneu esteja completamente desinflado. Para isso, será necessário remover todo o ar contido no pneu. Utiliza uma chave específica para desmontar a válvula e retirar a haste, permitindo que o ar seja liberado. Certifica-te de esvaziar completamente o pneu para facilitar o processo de remoção e instalação.
Em seguida, coloca o pneu no descolador para separar o pneu da jante. Caso não tenhas um descolador, utiliza os desmonta-pneus para realizar esta operação. Ouvirás um estalo assim que o pneu se soltar. No entanto, tem atenção para não danificares a câmara de ar. Aplica o WD-40® Produto Multi-Uso Dupla Ação nas duas bordas do pneu, a fim de facilitares a desmontagem. Para extraíres o pneu da jante, usa os desmonta-pneus. Levanta o pneu com a ajuda do desmonta-pneus. Repete o processo até o primeiro lado do pneu sair. Posteriormente, no lado oposto do pneu, realiza a mesma operação, mas passando os desmonta-pneus pelo interior da jante.
Agora que o pneu foi retirado, vamos montar o novo, substituindo o pneu velho pelo novo. Para isso, é necessário que lubrifiques novamente, com o WD-40® Produto Multi-Uso Dupla Ação, a jante e o interior do pneu que vais montar, de modo a facilitar a montagem. Introduz um lado do pneu na jante, forçando ligeiramente. Logo após, com a ajuda de um desmonta-pneus, insere o restante. Com o intuito de montares o segundo lado do pneu, usa vários desmonta-pneus, pressionando o pneu com o joelho ou com a ajuda de outra pessoa.
Assim que o pneu entre na jante, monta a válvula com a chave para desmontar a haste.
Por fim, enche o pneu até ouvires dois cliques, o que significará que o pneu está bem colocado e seguro. Se necessário, efetua uma calibragem com o calibrador, com o propósito de perceberes se a pressão do pneu está correta. Uma vez realizado este procedimento, teremos conseguido trocar o pneu ou roda.
AVISO:
Os usos descritos para o WD-40 Produto Multi-Uso foram partilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. O senso comum deve ser sempre ser aplicado aquando da utilização dos produtos WD-40. Siga sempre as instruções e tenha em atenção as advertências descritas na embalagem do produto.
© 2025 WD-40 Company.
Todos os direitos reservados