Carolina Charme
A princípio, muitos motociclistas não se preocupam com a manutenção e limpeza da moto. Do mesmo modo, alguns nem sequer realizam a lubrificação da corrente quando necessário. Portanto, as manutenções feitas periodicamente evitam o desgaste prematuro dos componentes da mota. Assim é importante que faças a manutenção para evitar acidentes na estrada. Dessa forma para que tenhas a manutenção da tua moto sempre em dia, partilhamos as nossas dicas num artigo de manutenção e limpeza da moto.
Para uma limpeza geral da moto recomendamos o spray WD-40 Specialist® Moto Limpeza Total que remove rapidamente toda a sujidade acumulada na moto, sem a danificar. Ao contrário do que muitos pensam, não é aconselhável usar jatos de água para retirar a sujidade. Estes são demasiado fortes e podem estragar os componentes mais delicados.
Posteriormente, aplica o spray de limpeza e enxagua bem com uma esponja macia. Por fim, passa de novo por água. A secagem é também uma etapa importante da limpeza da moto. Assim, deves polir com um pano seco todas as zonas húmidas ou deixá-las a secar à sombra. Desta forma, evitas que a moto se estrague ou ganhe ferrugem e perca a eficácia prematuramente.
Desengordura e limpa a corrente, bem como os braços oscilantes e a transmissão com um produto específico para correntes, de modo a removeres sujidade, terra, poeiras e óleo da corrente. Recomendamos aplicar o spray WD-40 Specialist® Moto Limpa Correntes, esfregando com uma escova de dentes e, posteriormente, passar um pano seco. Uma limpeza regular da corrente melhora o rendimento e, principalmente, prolonga a sua vida útil.
De seguida, lubrifica as correntes, de modo a preservar o rendimento da corrente, protegendo-a da corrosão. Depois de limpares e desengordurares, é necessário lubrificares as correntes com um produto próprio para o efeito.
A WD-40 dispõe de 2 produtos para lubrificar as correntes: um para ambiente seco – WD-40 Specialist® Moto Lubrificante de Correntes Ambiente Seco – e outro para ambientes húmidos – WD-40 Specialist® Moto de Massa Correntes em Ambiente Húmido. Nesse sentido, certifica-te de que a corrente está bem oleada. Finalmente, limpa o excesso de óleo com um pano seco, se necessário.
Os restantes componentes da moto, tais como os travões ou a embraiagem, não devem ser esquecidos e devem ser limpos com bastante cuidado e com um produto próprio. Por exemplo, um travão que esteja húmido, produz ruído e o seu desempenho diminui. De modo a prolongar a vida útil das pinças e dos discos de travão, recomendamos a aplicação do WD-40 Specialist® Moto Limpa Travões. Por fim, no seguimento da aplicação do spray, esfrega com uma escova de dentes e, logo depois, passa um pano seco.
AVISO:
Os usos descritos para o WD-40 Produto Multi-Uso foram partilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. O senso comum deve ser sempre ser aplicado aquando da utilização dos produtos WD-40. Siga sempre as instruções e tenha em atenção as advertências descritas na embalagem do produto.
© 2025 WD-40 Company.
Todos os direitos reservados