Principais etapas na limpeza, lubrificação e manutenção de correntes

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
loading...Loading...

A limpeza e a lubrificação de correntes das motos e das bicicletas é essencial para prolongar a durabilidade e melhorar o rendimento das correntes. A seguir, mostramos-lhe o melhor modo de deixá-las impecáveis, abordando a limpeza, a lubrificação e a manutenção das correntes.

 

Limpeza das correntes

Não é apenas uma corrente velha que precisa de limpeza, uma nova também necessita de cuidados, pois pode conter viscosidade no seu exterior. Para proceder à limpeza das correntes, recomendamos o uso do spray Limpa Correntes WD-40® Specialist® Motorbike (compatível com o, x e z rings) para motos, e o WD-40® Produto Multiusos para bicicletas, de modo a remover a sujidade da corrente e a preservar o rendimento desta. Siga estas dicas para limpar a corrente eficazmente :

  • Tente limpar a corrente após cada volta de bicicleta ou moto, sobretudo após cada volta em terreno molhado, uma vez que a corrente ainda se encontra quente e solta.
  • Aplique os produtos Limpa Correntes WD-40® Specialist® Motorbike (para motos) ou o WD-40® Produto Multiusos (para bicicletas) e, posteriormente, passe um pano seco nas correntes.
  • No caso de sujidade extrema, esfregue uma escova macia (escova de dentes, por exemplo) depois de aplicar o spray da WD-40.
  • Se for necessário, levante a roda, colocando-a no descanso central, de modo a ser mais fácil aplicar o spray em toda a corrente.
  • Dê atenção também aos pratos, desviador da frente, e roldanas do desviador.
  • Não use detergentes ácidos ou com base alcalina na limpeza das correntes, como os artigos de limpeza de ferrugem, estes podem estragar a corrente e provocar a sua quebra.

 

Principais etapas na limpeza, lubrificação e manutenção de correntes

Lubrificação das correntes

  • Deve lubrificar a corrente quando achar necessário e sempre após a sua limpeza, certificando-se de que ela está seca. Se não for limpa previamente, está a criar uma pasta de gordura e sujidade, sendo bastante prejudicial para a corrente.
  • Para realizar a lubrificação das correntes nas motos, use lubrificantes que penetrem inicialmente os elos da corrente, como o Lubrificante de Correntes WD-40® Specialist® Motorbike, indicado para ambientes secos, ou a Massa para Correntes WD-40® Specialist® Motorbike para ambientes húmidos. Os produtos apresentam uma excelente aderência à corrente e uma excelente ação de longa duração, preservando o rendimento da corrente e prolongando a sua vida útil.
  • Nas bicicletas, a lubrificação das corrente pode ser feita com o WD-40® Produto Multiusos que, além de remover a sujidade, lubrifica a corrente.
  • Após lubrificar a corrente, faça um teste à corrente, ao experimentar a transmissão, para garantir que trabalha na perfeição.

 

Principais etapas na limpeza, lubrificação e manutenção de correntes

Manutenção das correntes

A manutenção das correntes depende das condições de utilização. O uso em situações todo terreno com chuva, pó ou lama requerem uma manutenção mais frequente que o uso em estradas amenas e tempo seco. Para saber quando fazer a manutenção das correntes procure sinais como:

  • Aumento de barulho (corrente seca);
  • Diminuição do desempenho das mudanças;
  • Chupão de corrente (corrente prende no prato pequeno/médio da pedaleira);
  • Transmissão a guinchar.

 

Para uso em estrada, inspecione a sua corrente todos os meses ou em cada 250km. Pelo contrário, para uso em todo o terreno, faça uma revisão a cada 100km.

 

Se ficou com curiosidade em saber mais sobre a manutenção de correntes e lubrificação de correntes, visite os seguintes artigos:

Como limpar e lubrificar correctamente a corrente de transmissão da vossa moto

Três tarefas a ter em conta na manutenção da sua bicicleta

Como realizar uma ótima limpeza da moto?

Posts populares

Como tirar parafuso moído ou enferrujado

Como tirar parafuso moído ou enferrujado

Como limpar inox manchado

Como limpar inox manchado

Como tirar ferrugem das ferramentas

Como tirar ferrugem das ferramentas

Contacto

WD-40 Company Ltd. Sucursal Portugal Edifício Pujol Avenida do Forte, Nº8, Fração P1 2790-072 Carnaxide

Telefone215 812 168

E-mailinfo@wd40.pt

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2018 WD-40 Company