5 Cuidados a ter na manutenção da bateria da moto

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
loading...Loading...
Manutenção da bateria da moto com WD-40

A manutenção da bateria da moto, além de não exigir muito trabalho, é essencial para um bom funcionamento da sua moto. Sem bateria é impossível colocar a moto a funcionar, uma vez que é a bateria a responsável por fornecer à moto a energia para a colocar em movimento. Ao contrário das baterias dos carros, a bateria da moto carrega pouco e tem uma capacidade menor para armazenar a carga.

Dependendo do modelo e do seu uso, o tempo de vida útil médio de uma bateria selada é de 3 anos, e o de uma bateria convencional é de cerca de 1 ano e meio. No entanto, sem os cuidados adequados, o prazo de durabilidade pode ser bem menor. A seguir, explicamos esses cuidados a ter na manutenção da bateria da moto, que se revelam fundamentais para prolongar a vida útil da bateria da moto.

 

5 Cuidados a ter na manutenção da bateria da moto

Dicas para realizar a manutenção da bateria da moto

  1. A oxidação nos terminais da bateria pode dificultar a passagem da energia ou gerar uma fuga da corrente elétrica. Deste modo, um cuidado importante na manutenção da bateria da moto, e independentemente do tipo de bateria, é a proteção dos terminais da bateria. Para limpar e proteger os terminais da bateria da moto, da humidade, ferrugem, sujidade e corrosão, recomendamos a aplicação do spray lubrificante WD-40® Produto Multiusos. O spray WD-40 é dielétrico e, além de evitar a oxidação, também previne curto-circuitos.
  2. Não sobrecarregue a bateria da moto com a instalação de demasiados equipamentos, como lâmpadas, alarmes e buzinas. Este tipo de acessórios, além de poder sobrecarregar a bateria, pode causar a fuga de corrente. Antes de tudo, conheça a capacidade da bateria, através do manual da moto.
  3. Não deixe a moto parada por muito tempo. Se for possível, ande na moto, pelo menos, 5 km por dia, de modo a prolongar a vida útil da bateria. O ideal é que a moto não fique desligada por mais de 20 dias, visto que se passar deste limite, a bateria pode deixar de funcionar. No entanto, para impedir este resultado, desconecte os cabos da bateria sempre que não for a utilizar a moto por mais de 3 semanas, impedindo que a energia seja perdida. Primeiro, desconecte o cabo negativo e só depois o positivo, de modo a evitar um curto-circuito que prejudique os acessórios elétricos da moto. Pelo contrário, ao conectá-los de novo, ligue primeiro o positivo, e só depois o negativo.
  4. Sempre que a moto estiver parada, encoste o pedal de descanso da moto numa superfície ou apoio em madeira ou borracha. Ao ter este cuidado, evita o desperdício de carga da bateria, uma vez que a peça de ferro ao entrar em contacto com o chão, sem proteção, a energia da bateria é dissipada.
  5. Realize a manutenção da bateria da moto periodicamente, mesmo se não verificar qualquer problema na bateria. Examine a bateria da moto a cada 6 meses. Se a bateria da moto tem mais de um ano ou vai ser utilizada numa longa viagem, dirija-se a uma oficina para uma inspeção e para a manutenção da bateria.

 

Para a bateria da moto durar mais tempo, realize periodicamente a manutenção da bateria da moto, seguindo rigorosamente as nossas dicas. O importante é manter o motor sempre em funcionamento, proteger os terminais da bateria com WD-40, e evitar a instalação de acessórios dispensáveis.

 

Veja também dicas para limpar a sua moto:

Como realizar uma ótima limpeza da moto?

Fatores a ter em conta na limpeza da moto

Como limpar a moto corretamente

Como limpar o motor da moto?

Quem somos

WD-40 Company é uma organização global dedicada à criação de memórias e experiências positivas duradouras através do desenvolvimento e venda de produtos que solucionam problemas em oficinas, fábricas e casas em todo o mundo.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2018 WD-40 Company