Como trocar o pneu do carro

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
loading...Loading...
Trocar o pneu do carro com a ajuda de WD-40

Quando se trata da manutenção do carro, um dos principais componentes a ter em atenção são os pneus. Especialmente porque é o único elemento do carro que está em contacto permanente com a estrada e a nossa segurança depende deles. É necessário trocar o pneu do carro o mais depressa possível, caso este esteja furado ou careca, de modo a evitar acidentes. Deste modo, neste artigo, explicamos passo a passo como trocar os pneus do seu carro.

 

Ferramentas necessárias para trocar o pneu do carro:

  • Macaco para levantar o carro e retirar a roda;
  • Chave de rodas para tirar os parafusos;
  • Spray lubrificante WD-40® Produto Multiusos, para desaparafusar facilmente as porcas ou os parafusos das rodas;
  • Pneu em bom estado.

 

Importante na hora de trocar o pneu do carro: Se se encontrar na estrada, antes de mudar o pneu, é obrigatório sinalizar o local colocando o triângulo a 30 metros, e vestir o colete refletor.

 

Como trocar o pneu do carro

Passos para trocar o pneu do carro:

  1. Retire o tampão do pneu com a chave de rodas ou com a chave de fendas. Se for de plástico, basta puxá-lo. Em seguida, desaperte ligeiramente as porcas ou os parafusos. É mais fácil rodá-las antes de levantar o carro. Se as porcas estiverem muito presas aplique-lhes WD-40®, que, devido ao seu poder penetrante, será muito mais fácil desapertá-las. Caso as porcas ou os parafusos estiverem demasiado presos por acumulação de ferrugem, recomendamos a aplicação do Penetrante WD-40® Specialist®. As porcas devem ser desapertadas no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Algumas porcas têm uma capa de plástico: retire-as primeiro, caso contrário não caberão na chave de rodas. Em alguns veículos, a chave de rodas faz parte do manípulo do macaco.
  2. Antes de usar o macaco para trocar o pneu do carro, trave com o travão de mão e engate a primeira. Estacione o automóvel sobre uma superfície firme, plana e segura. Localize os pontos de apoio do macaco para o pneu que quer trocar. Os quatro pontos de apoio encontram-se normalmente nas barras laterais situadas por baixo do carro. Em princípio, existe um ponto de apoio por detrás de cada guarda lama das rodas da frente, e outro à frente de cada guarda lama das rodas da retaguarda. Se tiver dúvidas, consulte o manual.
  3. Rode lentamente o manípulo do macaco, levantando o carro até que o pneu fique bem afastado do solo, de modo a permitir que o pneu cheio entre no cubo da roda. Em seguida, desaparafuse completamente as porcas das rodas e guarde-as num local seguro.
  4. Retire o pneu antigo e troque-o pelo pneu sobresselente. Dê um aperto ligeiro nas porcas ou parafusos, seguindo uma ordem na diagonal para que a roda fique corretamente centrada.
  5. Baixe o carro, retire o macaco e aperte as porcas ou os parafusos com bastante força. Por fim, coloque o tampão.

 

Atenção: o macaco fornecido com o seu veículo serve apenas para trocar os pneus do carro. Não coloque os braços nem os pés por baixo do veículo enquanto este estiver levantado. Nunca utilize o macaco para fazer qualquer outra reparação por baixo dele.

 

Para saber mais informações sobre como trocar o pneu do carro, leia os seguintes artigos:

Dicas para uma fácil manutenção do carro

Sabe utilizar o macaco?

More Posts

Como realizar a mudança do óleo do motor da moto

Dicas para realizar a mudança de óleo do motor da moto

Consulte Mais informação
Como lavar a moto

Como limpar a moto corretamente

Consulte Mais informação
Como preparar o carro para viajar

Manutenção do automóvel: Como preparar o carro para viajar

Consulte Mais informação

Quem somos

WD-40 Company é uma organização global dedicada à criação de memórias e experiências positivas duradouras através do desenvolvimento e venda de produtos que solucionam problemas em oficinas, fábricas e casas em todo o mundo.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2018 WD-40 Company