Como trocar o pneu do carro

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
loading...Loading...

Quando se trata da manutenção do carro, um dos principais componentes a ter em atenção são os pneus. Especialmente porque é o único elemento do carro que está em contacto permanente com a estrada e a nossa segurança depende deles. É necessário trocar o pneu do carro o mais depressa possível, caso este esteja furado ou careca, de modo a evitar acidentes. Deste modo, neste artigo, explicamos passo a passo como trocar os pneus do seu carro.

 

Ferramentas necessárias para trocar o pneu do carro:

  • Macaco para levantar o carro e retirar a roda;
  • Chave de rodas para tirar os parafusos;
  • Spray lubrificante WD-40® Produto Multiusos, para desaparafusar facilmente as porcas ou os parafusos das rodas;
  • Pneu em bom estado.

 

Importante na hora de trocar o pneu do carro: Se se encontrar na estrada, antes de mudar o pneu, é obrigatório sinalizar o local colocando o triângulo a 30 metros, e vestir o colete refletor.

 

Como trocar o pneu do carro

Passos para trocar o pneu do carro:

  1. Retire o tampão do pneu com a chave de rodas ou com a chave de fendas. Se for de plástico, basta puxá-lo. Em seguida, desaperte ligeiramente as porcas ou os parafusos. É mais fácil rodá-las antes de levantar o carro. Se as porcas estiverem muito presas aplique-lhes WD-40®, que, devido ao seu poder penetrante, será muito mais fácil desapertá-las. Caso as porcas ou os parafusos estiverem demasiado presos por acumulação de ferrugem, recomendamos a aplicação do Penetrante WD-40® Specialist®. As porcas devem ser desapertadas no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Algumas porcas têm uma capa de plástico: retire-as primeiro, caso contrário não caberão na chave de rodas. Em alguns veículos, a chave de rodas faz parte do manípulo do macaco.
  2. Antes de usar o macaco para trocar o pneu do carro, trave com o travão de mão e engate a primeira. Estacione o automóvel sobre uma superfície firme, plana e segura. Localize os pontos de apoio do macaco para o pneu que quer trocar. Os quatro pontos de apoio encontram-se normalmente nas barras laterais situadas por baixo do carro. Em princípio, existe um ponto de apoio por detrás de cada guarda lama das rodas da frente, e outro à frente de cada guarda lama das rodas da retaguarda. Se tiver dúvidas, consulte o manual.
  3. Rode lentamente o manípulo do macaco, levantando o carro até que o pneu fique bem afastado do solo, de modo a permitir que o pneu cheio entre no cubo da roda. Em seguida, desaparafuse completamente as porcas das rodas e guarde-as num local seguro.
  4. Retire o pneu antigo e troque-o pelo pneu sobresselente. Dê um aperto ligeiro nas porcas ou parafusos, seguindo uma ordem na diagonal para que a roda fique corretamente centrada.
  5. Baixe o carro, retire o macaco e aperte as porcas ou os parafusos com bastante força. Por fim, coloque o tampão.

 

Atenção: o macaco fornecido com o seu veículo serve apenas para trocar os pneus do carro. Não coloque os braços nem os pés por baixo do veículo enquanto este estiver levantado. Nunca utilize o macaco para fazer qualquer outra reparação por baixo dele.

 

Para saber mais informações sobre como trocar o pneu do carro, leia os seguintes artigos:

Manutenção do automóvel: Cuidados a ter com o carro

Sabe utilizar o macaco?

Posts populares

Como tirar parafuso moído ou enferrujado

Como tirar parafuso moído ou enferrujado

Como tirar ferrugem das ferramentas

Como tirar ferrugem das ferramentas

Como tirar autocolantes rapidamente

Como tirar autocolantes rapidamente

Contacto

WD-40 Company Ltd. Sucursal Portugal Edifício Pujol Avenida do Forte, Nº8, Fração P1 2790-072 Carnaxide

Telefone215 812 168

E-mailinfo@wd40.pt

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2018 WD-40 Company