Fatores a ter em conta na limpeza da moto

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
loading...Loading...
Limpeza da moto com esponja

A limpeza frequente da sua moto é essencial para a manter sempre num ótimo estado de conservação e, simultaneamente, zelar pela sua segurança na estrada. Não é necessário ter muita experiência para limpar a moto: apenas precisa de ter alguns cuidados e usar os produtos certos para motos. Realize a limpeza da mota num local com boa ventilação, evitando a inalação de vapores, e com sombra, uma vez que os raios de sol deixam manchas de água na mota, prejudicando a pintura.

 

Fatores a ter em conta na limpeza da moto

Quais os produtos de limpeza mais adequados para as motos?

A ideia de usar a mangueira de alta pressão para limpar a sujidade da sua moto, ou de misturar água quente com detergente e fazer uma limpeza rápida com uma esponja, é tentadora. Contudo, nenhum desses processos funciona para deixar a sua mota perfeita. As mangueiras de alta pressão são muito potentes e podem danificar as peças mais delicadas da moto.

Não é aconselhado a utilização de detergentes para lavar a louça nem de sabão, uma vez que estes, usualmente, contêm sais que podem estragar a pintura e contribuir para o desgaste da estrutura de metal.

Logo, a melhor opção é usar um produto específico para a limpeza de motos. Nós aconselhamos o uso do spray Limpeza Total da WD-40® Specialist® Motorbike. Também vai necessitar de um bom desengordurante para limpar a corrente. Um produto de boa qualidade, como o spray Limpa Correntes da WD-40® Specialist® Motorbike, pode ser usado para extrair a sujidade acumulada e resíduos oleosos, permitindo, assim, que ela gire com maior liberdade. Depois de limpar a corrente, é importante lubrificá-la, de modo a preservar o seu rendimento, protegendo-a da corrosão. Aconselhamos a utilização do Lubrificante de Correntes da WD-40® Specialist® Motorbike, se se encontrar num ambiente seco. Pelo contrário, se estiver num ambiente húmido aplique a Massa para Correntes da WD-40® Specialist® Motorbike. Saiba como se usa cada um destes produtos aqui.

 

Escova ou esponja: o que deve usar na moto?

Uma das dúvidas mais frequentes em relação à limpeza das motos é: devo usar escovas ou esponjas para aplicar os produtos de limpeza? Cada uma tem a sua função e cada uma é adequada a um tipo diferente de componente. Veja a seguir como usá-las:

 

Como usar a esponja?

A esponja deve ser macia. Além de não riscar, a sujidade não fica agarrada se precisar de molhar novamente a moto. Não deve usar esponjas ásperas, uma vez que podem riscar a pintura ou o para-brisas da moto. Ao limpar a moto com uma esponja, é essencial lavá-la bem ou trocá-la por outra limpa sempre que ela ficar suja, dado que as esponjas sujas podem arranhar a pintura e o metal. As esponjas devem ser usadas nas zonas mais amplas da moto, que são mais resistentes e menos passíveis de acumular sujidade, tal como o quadro principal da moto.

Aplique um pouco de água e, logo depois, o produto de limpeza apropriado para motos, movimente a esponja da parte frontal para a traseira, ou de cima para baixo.

Não se esqueça de limpar áreas como os guarda-lamas, a placa e os eixos.

 

Como usar a escova?

As escovas podem e devem ser usadas em todas as outras áreas da moto. Elas são úteis para alcançar as arestas e fendas mais difíceis. Use uma escova adequada para a limpeza de motos, uma escova de dentes velha, ou até mesmo um pincel pequeno. Pode limpar com a escova os amortecedores e os calços.

As escovas podem ser usadas ainda para limpar partes como o tubo de escape e o motor. Essas partes aquecem bastante com o uso, por isso deve esperar que a moto arrefeça totalmente antes de limpá-la.

 

Fatores a ter em conta na limpeza da moto

Como finalizar a limpeza da moto?

Depois de limpar a moto, deixe que ela seque completamente antes de dar os toques finais.

Para proteger e proporcionar um acabamento impecável na moto por mais tempo, a WD-40 dispõe de dois produtos com este intuito. O Renovador de Silicone WD-40® Specialist® Motorbike que evapora de um modo rápido, sem ser necessário polir, e ajuda a prevenir o ressequir e envelhecer das borrachas; e também a Cera e Polimento WD-40® Specialist® Motorbike que contém cera de carnaúba, uma das ceras naturais mais resistentes, proporcionando um acabamento molhado e um brilho duradouro na carenagem, repelindo a água. Veja, a seguir, os vídeos explicativos destes produtos.

 

 

Saiba mais sobre limpeza da moto aqui:

Como realizar uma ótima limpeza da moto

Principais etapas na limpeza, lubrificação e manutenção de correntes

Escolha os melhores produtos de limpeza para a moto

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2018 WD-40 Company