matomo

Manutenção do portão de garagem: como WD-40® pode ajudar

Reconhecemos que o portão da nossa garagem nem sempre tem a atenção necessária. É usado, em média, pelo menos duas vezes por dia e apenas durante o tempo necessário para entrar ou sair da garagem. Sobretudo no momento da avaria, torna-se um grande problema. Imagine que está com pressa para sair de casa para levar os filhos à escola para, em seguida, ir para o trabalho, logo hoje que tem uma reunião muito importante e o portão não abre. Ou chega a casa cansado, já tarde para os miúdos fazerem os trabalhos de casa e fazer o jantar e o portão avaria!

De facto, são vários os fatores que podem originar uma avaria. A ferrugem é um dos motivos, as fechaduras obstruídas, ou ruídos que estão a “dizer-lhe” que algo irá acontecer em breve. O problema pode ser mais ou menos grave, de acordo com o tipo de portão de garagem. Uma coisa é certa, sendo um portão ao ar livre, está mais exposto à oxidação e ao desgaste. Felizmente existem formas para fazer a manutenção do portão de garagem e WD-40 pode ajudar.

 

Que tipo de portões existem?

  • Elétrico
  • Manual

 

Material necessário para a limpeza e manutenção dos portões:

  • Água com detergente
  • Esponja macia
  • Panos macios
  • Um detergente
  • Tintas e pincéis para madeira, para portões de madeira

 

Como fazer a limpeza e manutenção do portão de garagem?

 

Portão de garagem elétrico:

Quando o portão está em funcionamento, deve considerar fazer a manutenção do motor. A humidade e os insetos são os principais causadores de problemas nos motores. Assim, considere fazer uma limpeza completa ao motor anualmente.

Para os circuitos, recomendamos o WD-40 Limpa Contactos – Secagem Rápida. Este produto atua, de forma eficaz, na condensação de todos os equipamentos elétricos e eletrónicos. Além disso, apresenta uma rápida atuação sem conduzir eletricidade. Aplique o produto diretamente nos circuitos e, em seguida, utilize um pano limpo com o intuito de remover o excesso do produto. As características do produto permitem a sua evaporação rápida e é compatível com todos os metais, plásticos e borrachas.

 

Portão de garagem manual:

É certo que existem cada vez mais portões elétricos, mas ainda encontramos muitos portões manuais. Estes podem ser de balanço ou de deslizamento. Os portões de portas com dobradiças ocupam mais espaço. Por isso mesmo, é bem mais prático optar por um portão deslizante, especialmente quando a entrada do portão leva diretamente à estrada.

Para lhe darmos a melhor solução e as melhores dicas de manutenção, é necessário enumerarmos os vários tipos de material com o qual são construídos os portões:

  • Alumínio
  • PVC
  • Madeira
  • Ferro forjado

A limpeza dos portões está sempre dependente do material em que o portão é construído.

 

Portão em Alumínio

Este tipo de portão é de manutenção simples, visto que o aço inoxidável é muito resistente ao tempo. Assim, basta lavar o portão com água e detergente, utilizando uma esponja macia.

 

PVC

Pode limpar um portão de PVC apenas com água e detergente com uma esponja macia. No entanto, como alternativa pode usar uma mistura de água e vinagre. Dessa forma acrescenta brilho ao material.

 

Madeira

Por norma, os portões em madeira dão sempre mais trabalho de manutenção. A humidade é um grande inimigo da madeira, o que pode causar deformação. Para prolongar a vida útil da madeira deve certificar-se de que levou um tratamento e pintura adequados a fim de estar protegida contra os efeitos climáticos. Porém, se a madeira não estiver pintada, então é melhor fazê-lo o quanto antes. Ademais, confirme se o seu portão foi tratado contra insectos. Se não foi, deve comprar um produto próprio para esse tipo de tratamento e proteção.

 

Ferro forjado

Aconselhamos um tratamento regular para combater a ferrugem e para proteção da chuva e da humidade. Chama-se tratamento anti ferrugem e deve ser feito a cada dois anos. Se começar a ver sinais de ferrugem, utilize uma escova de aço e um produto abrasivo com a finalidade de remover a ferrugem. Em seguida aplique um produto anti ferrugem.

 

Lubrifique o portão de garagem aquando a manutenção

 

Independentemente do tipo de portão que estejamos a falar, é necessário lubrificar regularmente as dobradiças. Isso vai permitir a melhor abertura e fecho do portão. Evita também ruídos desnecessários. Assim, recomendamos o WD-40 Massa Consistente Spray – Longa Duração. Apresenta uma fórmula anti corrosiva, o que torna o produto ideal para a lubrificação e proteção a peças expostas a condições climáticas difíceis. Aplique este produto a cada 6 meses. Aplique o produto de forma generosa nas juntas do seu portão. De seguida, abra e feche o portão para que a lubrificação entre completamente em todas as partes do mecanismo.

Caso se trate de um portão com dobradiças de plástico, recomendamos a utilização de WD-40 Lubrificante de Silicone – Fórmula Exclusiva. Este é um produto específico para materiais de plástico. Não só limpa os mecanismos, como também protege e lubrifica. Assim, aplique o produto de forma generosa nas dobradiças e faça-as funcionar várias vezes.

 

Como vê a manutenção adequada e atempada, com produtos certos para os tipos de portão existentes, é fundamental para que não tenha nenhuma surpresa desagradável e para que poupe na manutenção.

Por fim, se está interessado em comprar os produtos WD-40 saiba onde comprar.

AVISO:

Os usos descritos para o WD-40 Produto Multiuso foram compartilhados com a WD-40 pelos próprios utilizadores. Estes usos não foram aprovados pela WD-40 Company e não são uma recomendação de uso por parte da WD-40 Company. O senso comum deve sempre ser aplicado ao se utilizar os produtos da WD-40. Siga sempre as instruções e tome nota das advertências descritas na embalagem do produto.

Registe-se para receber notícias e ofertas exclusivas!

© 2019 WD-40 Company